Unimed Litoral participa de mobilização no Dia Mundial do Câncer

Leitura por voz

O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 04 de fevereiro de 2021, foi criado em 2000 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o objetivo de informar e educar a população sobre as medidas de prevenção e controle deste conjunto de doenças. 

Alguns tipos de câncer podem ser prevenidos e também  diagnosticados precocemente, com a adoção de hábitos saudáveis e avaliação médica regular. 

Os programas de prevenção englobam medidas simples e que exigem apenas o esforço pessoal: não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas,  adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e naturais, praticar atividades físicas regulares, controlar o peso, evitar a exposição solar entre 10h e 16h -além do uso regular de filtro solar- e priorizar a amamentação sempre que possível. 

As medidas preventivas que requerem o auxílio das equipes de saúde estão em menor número e são igualmente importantes e eficazes para manter o câncer bem longe: exame preventivo regular de colo uterino nas mulheres com idade entre 25 e 64 anos; vacinação contra o HPV para meninas entre 9 e 14 anos e meninos  entre 11 e 14 anos; vacinação contra hepatite B; exames regulares das mamas nas mulheres e de próstata nos homens. 

Ao longo dos últimos  anos, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer e torná-las protagonistas de seu próprio cuidado, a Unimed Litoral, através do seu Serviço de Oncologia, que conta com diversos profissionais  dedicados ao combate ao câncer, vem se destacando na participação em campanhas mundiais como o outubro rosa e novembro azul, além das outras campanhas  das cores e meses dedicados à conscientização sobre Leucemia (Fevereiro Laranja); Câncer colo-retal (Março Azul Marinho); Câncer de intestino (Setembro Verde) e câncer de pele (Dezembro Laranja). 

Com o tema: “Eu sou e eu vou – Crie um Futuro sem Câncer”, o Dia Mundial do Câncer traz uma oportunidade  de reflexão e alerta sobre como podemos viver mais e melhor.

E quem já tem a doença, nossa equipe está de braços abertos para acolher e cuidar de você, com a experiência e a humanização do jeito de cuidar Unimed.

Skip to content