Certificações e Acreditações

Com vocação para cuidar de pessoas, a Unimed Litoral possui um programa de qualidade permanente para o aperfeiçoamento de processos e por isso conquistou uma série de acreditações que resultam em  segurança para o paciente através da excelência na gestão. Veja quais são:

Certificação em Atenção Primária à Saúde

A Unimed Litoral é a primeira operadora de planos de saúde no Brasil a receber a certificação em Atenção Primária à Saúde (APS), dentro do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade reguladora ligada ao Ministério da Saúde.

Além de ser a primeira acreditada no país, a Unimed Litoral recebeu avaliação máxima, com o cumprimento de 100% dos requisitos impostos pela ANS para esse tipo de certificação, até então inédita.

Ao idealizar a acreditação, o governo federal visou incentivar a Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do sistema assistencial, valorizando acolhimento, acompanhamento do paciente, coordenação e integralidade do cuidado, reconhecimento da heterogeneidade das demandas, centralidade na família e orientação comunitária.

Acreditação QMentum International™ Diamond

Em 2020 o Hospital da Unimed Litoral, em Balneário Camboriú, conquistou sua primeira acreditação internacional, a QMentum International™ Diamond, também conhecida como acreditação canadense, fruto de um esforço que iniciou em janeiro de 2019 e foi adiado alguns meses por causa da pandemia.

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, utilizando critérios globais de validação. É aplicada no Brasil pelo IQG, por meio da joint venture com a HSO – Health Standards Organization.

Hospital – Excelência na acreditação ONA

O Hospital da Unimed Litoral tem acreditação por excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível III (máximo), concedida pelo IQG – Health Services Accreditation.

Para entender a complexidade da acreditação, no nível I, o foco é segurança e qualidade dos cuidados e serviços; no II é gestão integrada (promovendo e acompanhando a interação dos processos) e o III avalia excelência em gestão, monitorando a qualidade assistencial a ponto de comprovar a consolidação dos processos e até resultados financeiros.

O Hospital da Unimed conquistou seu primeiro selo de qualidade ONA em 2012 e desde então veio aperfeiçoando seus processos.

Centro de Diagnóstico – Acreditação PADI

O Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU) é um dos dois únicos em Santa Catarina a conquistar o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Entre os requisitos exigidos estão sustentabilidade, qualidade, segurança na execução de todos os fluxos e aplicação das normas vigentes, principalmente na gestão da qualidade dos equipamentos.

A acreditação foi conquistada em 2020 e se estende às duas unidades do CDU na região: a de Balneário Camboriú, em anexo ao Hospital Unimed e a de Itajaí, inaugurada no ano passado em uma nova estrutura.

Segundo Fernanda Sieverdt, gerente de Diagnóstico da Unimed Litoral, a acreditação é “garantia de exames realizados em equipamentos com total qualidade, monitorados em todos os quesitos de qualidade e segurança que são exigidos pelas normas regulamentadoras e, também, um olhar para a saúde dos colaboradores e clientes voltado para radioproteção”.

Laboratório Unimed – Acreditação PALC

O Laboratório Unimed Litoral possui desde 2014 o selo do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

A acreditação do PALC avalia desde atendimento ao cliente até a liberação do laudo e a sistemática de contato com médicos, quando necessário. Um dos principais critérios da acreditação é a padronização dos processos, tudo deve estar descrito e os colaboradores treinados para executar sempre da mesma maneira.

Todo o processo é rastreado, com registro de responsáveis, insumos e equipamentos utilizados em todas as etapas; dentro das regras de controle interno de qualidade, que garantem a confiabilidade do resultado e a segurança do paciente.

A acreditação do Laboratório Unimed Litoral foi renovada em 2019 e encontra-se em processo de renovação de contrato.

Skip to content