Sustentabilidade

Para a Unimed Litoral o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e financeiro), faz parte do seu dia a dia, integra sua declaração de Missão, Visão e Valores e está fortemente incutido entre os diretores e todos os colaboradores.

Procuramos gerar resultados positivos para nossos cooperados, colaboradores e as comunidades onde atuamos. Desenvolvemos projetos de esportes, saúde, cultura e educação; buscamos colaborar para a qualidade de vida e com mais oportunidades a todas as pessoas.

Somos ambientalmente conscientes e responsáveis; buscamos conservar o ambiente, manejar de maneira cuidadosa e adequada os resíduos e organizar ações que estejam em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ser sustentável é também ser ético, as atividades da Unimed Litoral são regidas por seu Código de Conduta e pelos protocolos que lhe renderam as principais distinções (acreditações) em sua área de atividade.

Gestão, atenção e desenvolvimento ambiental

Em 2019 a Unimed Litoral enviou para reciclagem 28 toneladas de resíduos, volume que foi comemorado internamente pela empresa em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Unimed dá especial importância ao seu Programa de Gestão, Atenção e Desenvolvimento Ambiental, permanente, com ações preventivas, corretivas e de conscientização sobre as melhores práticas para o meio ambiente.

“Coletamos e enviamos para reciclar praticamente tudo que produzimos de papéis, papelão e plásticos” explicou Naiana Bernardi, Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas que tem sob seu encargo, dentre outras, a área de gestão ambiental.

O tratamento de resíduos numa empresa de saúde do porte da Unimed Litoral, com 70.000 clientes, um hospital, diversos núcleos de atendimento, 1.400 funcionários e mais de 500 médicos, é uma atividade delicada, especializada que exige grande atenção. Devido à natureza das suas atividades a Unimed Litoral, além de resíduos comuns e recicláveis, gera os infectantes e os químicos que requerem procedimentos claros, rígidos no uso e descarte ambiental e legalmente correto.

“Investimos muito em conscientização e treinamento dos colaboradores na coleta, transporte e destinação final dos resíduos de saúde, com o descarte realizado por empresas, dentro dos critérios legais” destacou Ricardo Vilela, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Unimed Litoral.

A empresa executa logística reversa (devolução ao fornecedor após o uso) de medicamentos, materiais de raio-x, pilhas, baterias e carteirinhas vencidas.

Novas rotinas foram implantadas como a carteirinha, o  boleto, documentos comerciais e as guias de exames digitais para substituírem milhares de exemplares confeccionados em plástico e papel.

“O esforço para reduzir o impacto ambiental é permanente”, reforça Naiana, citando a adoção de canecas de fibra de coco para os colaboradores; programa de economia de água; de energia elétrica e a “compra verde” que consiste em dar preferência a materiais ambientalmente sustentáveis.

“Cuidar está no DNA da Unimed, assim como cuidamos das pessoas, cuidar do planeta faz parte do nosso propósito”, encerrou Naiana.

Relatórios de Sustentabilidade

Saúde e Segurança no Trabalho

A Unimed Litoral investe e cuida dos seus colaboradores de maneira sistemática desde o primeiro dia que eles vêm trabalhar conosco.

Ainda na fase da experiência eles usufruem do ProSaúde, programa de saúde e qualidade de vida; da Atenção Personalizada à Saúde no Espaço Viver Bem; Ginástica Laboral; Grupo de Trilhas; Treinamentos técnicos; Treinamentos comportamentais; Biblioteca ambulante; ônibus fretado e outras vantagens.

Após efetivado, além das vantagens da fase de experiência o colaborador passa a ter Plano de Saúde 100%; Plano odontológico; Programa para aposentadoria; Auxílio-educação; Treinamentos externos; Participação nos resultados; Vale-alimentação; Prêmio assiduidade; Licença paternidade cidadã; Licença maternidade cidadã; Quinquênio, Prêmio aposentadoria; Associação dos funcionários etc.

Incentivo ao Esporte e Cultura de Itajaí

Em 2019 a Unimed Litoral investiu R$ 320 mil em projetos aprovados via Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e a Cultura de Itajaí.

Ao reverter o valor de pagamento do imposto em projetos sociais, a Unimed Litoral contribui com o desenvolvimento Cultural e Esportivo do Município.

Programa de Atenção Complementar à Saúde da Comunidade

O Programa de Atenção Complementar à Saúde da Comunidade iniciou em 1998, com atuação direcionada a instituições sem fins lucrativos que prestam atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltiplas da região.

Através do Programa, disponibilizamos de maneira gratuita guias de consultas médicas e de mamografias para instituições sem fins lucrativos que façam parte do escopo de atuação da Unimed Litoral e que necessitem de atendimento mais célere.

Em 2019 o Programa beneficiou mais de 740 famílias com consultas e exames de mamografia.

Programa Inclusão da Diversidade

O Programa de Inclusão da Diversidade iniciou com foco em pessoas com deficiência, no âmbito da Unimed Litoral. O setor era preparado para a chegada do colaborador PCD, levando em conta preferências e limitações do colaborador, tornando o ambiente com mais equidade possível.

Com o passar dos anos o Programa abrangeu mais pautas da diversidade, passou a ser realizado em formato de workshop, aberto a todos os colaboradores e agregou aulas de Libras. Atualmente são realizados cerca de cinco workshops por ano, com temas como questões de gênero, etnia, crenças religiosas e inclusão.

Código de Conduta

O Código de Conduta é um documento formal que fornece as diretrizes para os padrões de comportamentos éticos elevados da Unimed Litoral.

Muito mais do que um simples documento, o Código deve nortear todas as relações a partir do momento em que você aceitou fazer do Sistema Unimed -seja como colaborador, cooperado, cliente ou fornecedor- e por isso deve assumir tais responsabilidades.

A Unimed periodicamente revisa suas diretrizes e políticas, por isto este Código de Conduta é uma evolução do documento anterior, resultante do trabalho desenvolvido por Singulares, Federações e sociedades auxiliares, sob a coordenação da Unimed do Brasil.

Para visualizar o código na íntegra, clique aqui.

Política de Sustentabilidade

Acreditamos que a cada tomada de decisão têm-se condições de fortalecer uma cultura de sustentabilidade transversal, onde há espaço para o inédito, para valorizar as relações e consolidar os valores cooperativistas presentes em nossa essência e identidade organizacional.

Clique aqui para ler na íntegra nossa Política de Sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

A Unimed Litoral é uma Signatária no Movimento ODS Santa Catarina, uma agenda mundial adotada pelas Nações Unidas com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Instituto Unimed Filial Litoral

O Instituto é uma Instituição sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e a Filial Litoral, criada em 2010, exerce seu papel socialmente responsável, educacional, visando a melhoria da qualidade de vida onde o sistema Unimed em Santa Catarina está inserido.

Missão: contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida no Estado de Santa Catarina, através de ações e projetos com foco na responsabilidade sociocultural, sustentabilidade, educação e pesquisa na área de saúde.

Viver Bem na Escola

O Programa Viver Bem na Escola tem como objetivo promover ações educativas para a prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida junto a comunidades escolares.

O Programa busca proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas que ultrapassem os muros da escola e sejam incorporadas na rotina familiar, por meio de uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos, desafiando-os a construir conceitos sobre qualidade de vida e a refletir sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa, saudável e feliz.

Os temas trabalhados são alimentação saudável, prevenção de acidentes, qualidade de vida, sexualidade na adolescência e higiene pessoal, entre outros.

A metodologia inicial do Programa é direcionada à sensibilização e instrumentalização dos professores que posteriormente desenvolverão as atividades em suas unidades escolares conforme as possibilidades e necessidades de cada escola, abrangendo os alunos e suas famílias como público final.

O Programa também está engajado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Programa Esporte Comunitário

O PROGRAMA ESPORTE COMUNITÁRIO tem como finalidade promover atividades esportivas para crianças e adolescentes, visando à saúde, o bem estar e o exercício da cidadania.

Através do Esporte Comunitário, a Unimed Litoral desenvolve a modalidade de SURF.

O Programa Surf Comunitário da Unimed Litoral, tem como finalidade promover atividades de surf para crianças e adolescentes, visando a saúde, o bem estar, o exercício da cidadania/educação, mas também, a inclusão social, de gênero e equidade. Além disso, o projeto está diretamente associado à educação, uma vez que é desenvolvido nas escolas da rede pública do entorno da Unimed Litoral, ou seja, da comunidade que a cooperativa está inserida. O professor de Surf foi capacitado pela Unimed Litoral com o curso básico de Libras, o que ajuda promover a inclusão de alunos com deficiência

Prêmio de Sustentabilidade Unimed SC

O Prêmio Unimed Destaque reconhece as Unimeds de Santa Catarina que tiveram as maiores pontuações e que demonstraram disseminar o conceito e a cultura de sustentabilidade na gestão da cooperativa, desenvolvendo boas práticas, englobando os três pilares da sustentabilidade:

  • econômico
  • social
  • ambiental

O prêmio está em sua décima primeira edição e possui diversos critérios para participação, como, por exemplo, participar do Selo de Governança e Sustentabilidade da Unimed Brasil; disseminar o Código de Conduta; desenvolver a Campanha Eu Ajudo na Lata; auditar o Balanço Social; divulgar Relatório de Sustentabilidade e participar nos programas estaduais Esporte Comunitário e Viver Bem na Escola. Além de desenvolver todas as ações com foco em contribuir para a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Prêmio Ser Humano SC

O Prêmio Ser Humano SC reconhece estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

A Unimed Litoral foi premiada na categoria GESTÃO DE PESSOAS JOVEM, com o título “Equipes colaborativas: a empatia muda tudo”, de autoria da colaboradora Liara Dall’ Agnese Sedor.

Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade – OURO

O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, lançado em 2014, por iniciativa da Unimed do Brasil, objetiva oferecer aos hospitais Unimed uma ferramenta de diagnóstico da gestão hospitalar para um melhor planejamento e execução de ações e que visam uma gestão mais sustentável do negócio, desenvolvendo oportunidades e antecipando-se também a possíveis impactos negativos que possam decorrer de suas atividades.

O Selo possui as categorias: bronze, prata, ouro e diamante. A Unimed Litoral é classificada como Ouro.

Fonte: www.unimed.coop.br/web/selohospitais

Selo Social de Itajaí

O Selo Social objetiva reconhecer e valorizar publicamente às iniciativas de organizações em geral que promovam o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários, colaboradores ou da comunidade na qual está inserida.

A certificação das organizações no Programa Municipal Selo Social, consiste em um documento, que as reconhece como socialmente responsáveis, e para tanto, baseia-se na avaliação dos investimentos promovidos pelas empresas de acordo com os dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2019 a Unimed Litoral foi reconhecida em pela Inscrição e contribuição com 10 projetos realizados no ano de 2018, recebendo a certificação em 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (3- Saúde e Bem-estar, 4- Educação de qualidade, 5- Igualdade de Gênero, 8- Trabalho decente e crescimento econômico, 10- Redução das desigualdades, 15- Vida terrestre, e 17- Parcerias e meios de implementação).

Fonte: https://selosocial.itajai.sc.gov.br/programa

Selo Social de Itajaí

Destaque com o Programa de Atenção à Saúde da Comunidade

Em 2019, a Unimed Litoral foi reconhecida como DESTAQUE, pelo projeto PACSC – Programa de Atenção à Saúde da Comunidade, realizado no ano de 2018, recebendo a certificação em 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (3- Saúde e Bem-estar, 4- Educação de qualidade, 5- Igualdade de Gênero, 8- Trabalho decente e crescimento econômico, 10- Redução das desigualdades, 15- Vida terrestre, e 17- Parcerias e meios de implementação).

Fonte: https://selosocial.itajai.sc.gov.br/programa

Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade – OURO

O Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade é um processo de certificação bienal, conferido pela Unimed do Brasil, para cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed e tem como objetivo, estimular a implementação de boas práticas em Governança e Gestão para a Sustentabilidade. O Selo possui as categorias: bronze, prata, ouro e diamante. A Unimed Litoral é classificada como Ouro.

Fonte: https://www.unimed.coop.br/web/selogs

Signatária do Movimento ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visamos cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. A Unimed Litoral é uma Signatária no Movimento, cumprindo com os compromissos junto ao movimento no ano de 2019, recebendo 6 (seis) estrelas, como nível máximo de participação e compromisso.

Fonte: https://sc.movimentoods.org.br/nossos-signatarios

Skip to content