Leitura por voz
|
A CMR Surgical, empresa inglesa que fabrica o robô Versius, implantou em Balneário Camboriú, em parceria com o Hospital da Unimed, o Centro de Referência em Cirurgias Robóticas para a Região Sul do País, que atenderá Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Hospital da Unimed foi o segundo a utilizar o robô Versius no Brasil e, neste domingo, 31, realizou a 50a cirurgia com o uso do equipamento.
O Coordenador Médico do Núcleo de Cirurgia Robótica do Hospital da Unimed, Dr. Gustavo Becker, explicou que o uso do robô, com imagens mais detalhadas e em três dimensões, traz ganho significativo para o desempenho do cirurgião, possibilitando movimentos mais sensíveis, delicados e em áreas de difícil acesso.
“Estamos muito entusiasmados com os resultados, eles estão acima das expectativas, parte dessas cirurgias que realizamos aqui no Hospital da Unimed teve participação de cirurgiões europeus”, ressaltou o Coordenador Médico, comentando que a taxa de satisfação dos pacientes também é elevada, porque não houve um único caso com complicações.
“Não tem nada de ficção científica, a cirurgia robótica é totalmente realizada pelo cirurgião, não é o robô que opera, a sua função é se tornar a extensão das mãos e do cérebro do médico que está no controle”, finalizou o Dr. Gustavo.
Além do Dr. Gustavo, a equipe de cirurgia robótica inclui os médicos Ana Comin, Adalberto Cesário Pereira Junior, Carlos Antônio da Silva Couto, Elton Satoru Oshiro Bansho, Gilberto Laurino Almeida, Joel Antônio Bernhardt, Leonardo Ortigara, Rafael Félix Schlindwein, Renato Danesi Pinto, Renato de Noronha Figueiredo Vieira da Cunha e Wilson Francisco Schreiner Busato Junior.