Balneário Piçarras se destaca por ter mar com águas limpas

14/12/2023 | CIDADES UNIMED

Leitura por voz

O principal diferencial de Balneário Piçarras, que comemora aniversário de 60 anos nesta semana, é ter uma das maiores extensões de praia no Brasil (4.425 metros) com Bandeira Azul, uma certificação internacional que obedece os mesmos critérios em 51 países, exigindo qualidade ambiental (água do mar e faixa de areia limpas), segurança, bem-estar, infra-estrutura de apoio, informação aos frequentadores e programas de sensibilização ambiental.

É o sexto ano consecutivo que Balneário Piçarras conquista a certificação, o que mostra envolvimento do poder público e da comunidade, além da consciência que se trata de uma vantagem importante em relação a outras praias da região – que lutam há décadas para se livrar da poluição por esgotos.

“Sim é um grande diferencial, inclusive por ser uma praia “urbanizada” com Bandeira Azul, diferente de cidades vizinhas, onde a praia com certificação é uma praia agreste”, destacou o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rodrigo Morimoto.

Ele detalhou que a infraestrutura pública da orla é pensada para atender os critérios da Bandeira Azul, refletindo também na aprovação de projetos de empreendimentos particulares, que devem bombear os efluentes do tratamento de esgoto para a avenida paralela à orla ou utilizar sistema de tratamento lacrado, com limpeza periódica.

A cidade também investiu em sucessivas recuperações da faixa de areia, afetada por ressacas marítimas, construiu molhes de retenção e melhorou o calçadão da praia, resultando em espaços agradáveis de frequentar.

O que move a economia é a construção civil, fenômeno que ocorre em todas as cidades do litoral norte catarinense que vive um “boom” imobiliário sem precedentes.

Restinga preservada e prédios construídos longe da faixa de areia, para evitar sombra na praia. (Foto: Waldemar Cezar Neto).

Em Balneário Piçarras os imóveis custam mais barato do que em Balneário Camboriú ou Itapema e isso atrai quem quer um apartamento de veraneio ou investe com expectativa de uma provável valorização futura. 

Com essa efervescência da construção civil, há dificuldade de mão de obra e a prefeitura precisa de investimentos constantes em saúde e educação -a última escola foi construída uma década atrás.

Com a BR-101 cada vez mais saturada, a localização de Balneário Piçarras favorece quem vem de Joinville ou Curitiba, pois o acesso é melhor do que nas praias mais ao sul, já que as retenções de trânsito ocorrem com maior intensidade nas proximidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

O prefeito Tiago Maciel Baltt, que saiu da iniciativa privada direto para sua primeira experiência em administração pública, está concluindo 5 km de asfalto para ligação à zona rural, o que deve trazer mais conforto para a população e pode servir de estímulo à atração de empresas.

A vida corre tranquila em Balneário Piçarras, a densidade populacional é de 272 habitantes por km2, ainda pequena quando comparada com Itapema (1.288) ou Balneário Camboriú (2.978).

Moradores fazendo ginástica no calçadão da praia. (Foto: Waldemar Cezar Neto)

ORIGENS

Piçarra é uma mistura de fragmentos de rochas, bastante comum no subsolo da região, daí o nome original do município.

Foto de autor desconhecido, cedida pelo Jornal do Comércio, mostra a Balneário Piçarras de 47 anos atrás.

Assim como nas áreas vizinhas, a povoação de Piçarras teve origem no importante movimento econômico gerado pela Armação de Itapocorói (hoje no município de Penha) onde, a partir dos anos 1.700, dezenas de baleias foram processadas para fornecer óleo, toucinho, barbatanas, dentes, âmbar, carne, tendões, pele e ossos ao centro do país. 

Piçarras pertenceu a Itajaí até 1963, quando se emancipou e passou a ter vida própria.

Em abril de 2004, dos 8.821 eleitores aptos a votar, 4.830 foram às urnas e, por uma margem apertada (2.526 SIM e 2.238 NÃO), o nome da cidade foi alterado para Balneário Piçarras, na expectativa de maior desenvolvimento turístico.

Os investimentos em equipamentos turísticos ainda são modestos, existem poucos hotéis e uma centena de meios de hospedagem através de plataformas como Booking e Airbnb.

A UNIMED EM BALNEÁRIO PIÇARRAS

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Unimed detém 61% do mercado de planos de saúde em Balneário Piçarras.

Além de pessoas físicas, a Unimed Litoral dá cobertura a colaboradores (e seus familiares) de muitas empresas em Balneário Piçarras, dentre as quais JCS Brasil; Beto Carrero; Grupo Portonave; Univali; Lear  Corporation; Mevepi; Gomes da Costa; Detroit Brasil; Grupo Baltt; Grupo Koch e Thyssenkrupp.

Foto: Waldemar Cezar Neto

Pular para o conteúdo