Rastreamento e agilidade no diagnóstico do câncer de mama salva vidas e reduz impactos da doença

28/10/2025 | Excelência em Saúde

Leitura por voz

O programa Cuidar de Você, que foi desenvolvido para realizar o rastreamento e navegação em Oncologia da Unimed Litoral, desde 2024 convida mulheres para realizar o exame de mamografia e, nesse período, já detectou 14 casos de câncer de mama, em sua maioria em fase precoce, proporcionando tratamento com menos impactos na qualidade de vida. 

Além de rastrear, o Programa faz o acompanhamento de todos os exames realizados e, com o passar do tempo, proporcionou mais agilidade na investigação, com o tempo médio de atendimento caindo de 120 dias no passado, para os atuais  37 dias, em média.

Identificar o câncer de mama o mais cedo possível significa aumentar as chances de cura para a paciente, e isso vem ocorrendo no dia a dia, com a equipe do Programa identificando nos arquivos da Unimed Litoral mulheres, entre 40 e 75 anos, que não realizaram mamografia há mais de 12 meses, e fazendo contato para incentivar a realização do exame preventivo.

No começo de outubro, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer divulgaram relatório com a expectativa que mais de 73.000 casos de câncer de mama serão registrados no Brasil neste ano – e Santa Catarina ostenta a maior taxa no país, com 74,79 casos por 100 mil mulheres.

SAIBA MAIS

Cuidar de Você – Programa de Rastreamento e navegação em Oncologia da Unimed Litoral é um esforço permanente para rastrear e diagnosticar precocemente alguns tipos de câncer, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Rastreamento é a prática de realizar exames em pessoas sem sintomas em uma população específica, visando encaminhá-las para investigação complementar, aumentando as probabilidades de sucesso no diagnóstico precoce.

Para efetuar o rastreamento, identificamos em nossos arquivos pacientes que atendem aos critérios para esses exames, tornando o processo mais ágil.

No caso de identificação da doença, oferecemos o suporte para agendamento de consultas, autorizações de exames e acompanhamento dos resultados, visando diminuir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento especializado.

Rastreamento do Câncer de Mamas

Quem deve realizar?

Mulheres com idade entre 40 e 75 anos ou mulheres com histórico familiar , 10 anos antes da idade em que o familiar foi diagnosticado.

Como é realizado?

Através de um exame de imagem, a Mamografia.

Quem tem prótese de mamas pode realizar a mamografia?

Sim. A prótese não impede a realização do exame.

Quem está amamentando pode fazer o exame?

Sim, a amamentação não impede a realização do exame.

Para mais informações entre em contato pelo Whatsapp 47 99111 3854 ou acesse https://site.unimedlitoral.com.br/cuidar-de-voce/