O que é APS?

O que é APS?

A APS é uma sigla para “Atenção Primária à Saúde” termo mundialmente conhecido para descrever o modelo de assistência à saúde que tem como foco promover todos os cuidados necessários ao cliente de forma acessível, integrada e coordenada. Na Unimed, o termo APS tem como significado “Atenção Personalizada à Saúde” que seguirá o mesmo princípio, porém de forma exclusiva. 

Os 4 príncipios da APS

ACESSO – Promovendo acesso fácil e rápido (em até 48h úteis) ao seu médico e equipe de saúde. 

COORDENAÇÃO – Auxiliando na tomada de decisão gerenciando suas necessidades, no cuidado à sua saúde. 

CONTINUIDADE – Observando sua necessidades ao longo do tempo de maneira que novas demandas, quando surgirem, possam ser atendidas de forma mais eficiente e efetiva. 

INTEGRALIDADE – Oferecendo cuidado integral, respeitando as suas necessidades biológicas e psicossociais que envolvem os cuidados e ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e de reabilitação.  


Quais são os critérios para participação?

a) Ser Beneficiário Unimed Litoral;

b) Estar em dia com as modalidades do plano de saúde;

c) Possuir os critérios clínicos atendidos, pelo programa.  

Das Regras de Utilização:

Para ser incluído no programa, você deverá passar por uma avaliação médica inicial para a coleta de dados clínicos do seu histórico de saúde, com a elaboração de um plano de cuidados especialmente desenvolvido para você e adaptado às suas necessidades.  

O plano de cuidados contará com diversas ações programadas, como:

a) avaliações periódicas com seu médico(a) assistente e/ou com o enfermeiro do programa;

b) apoio de equipe multiprofissional (nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico);

c) participação em grupos operativos e prática de exercícios físicos supervisionados.  

Critérios para desligamento:

a) Quando não houver participação efetiva do cliente no programa;

b) Quando o cliente ou membro do núcleo familiar adotar postura e comportamento;

c) Cancelamento do plano de saúde (bloqueio, óbito, outros motivos);

d) Quando o cliente não tiver mais interesse em participar do programa.  

O cliente poderá solicitar seu desligamento a qualquer momento que julgar oportuno, sem nenhuma penalidade.


Serviços APS

Consultas para pacientes adultos e idosos; (clique aqui)

Consultas de puericultura;  (clique aqui)

Programas de saúde; (clique aqui)  

APS é o ponto de partida para o cuidado da sua saúde e um atendimento completo para você.


Rede Assistencial

A APS, “Atenção Personalizada à Saúde”, é um novo conceito em cuidado de saúde que tem como propósito o acompanhamento de forma integral e contínua, no qual o Beneficiário é o centro do cuidado de maneira personalizada.Ao fazer parte desta estratégia, você ganha uma referência na coordenação de cuidados com a sua saúde, a qual estabelece conexões que visam atender às suas necessidades e preferências, com qualidade, continuidade e fácil acesso, como no modelo abaixo: 


Equipe APS

A partir de agora você terá uma equipe que busca garantir a coordenação e continuidade do seu cuidado, esta equipe é formada pelo seu médico(a), enfermeiro(a) e navegador(a) de cuidados que conhecem seu histórico e suas necessidades. O médico da APS será o seu consultor de saúde. Ele presta consultas médicas de abordagem integral e consultas centradas em queixas dos pacientes, prezando sempre pela resolutividade dos problemas. Além disso, traça o plano de cuidados individual, baseado em informações colhidas em reuniões com navegadores e equipe multidisciplinar. 

  O navegador(a) de cuidados é o profissional responsável por auxiliar você na execução do plano de cuidados proposto pelo médico (a) da APS. Além disso, ele irá mediar o seu contato com a equipe, lembrá-lo de consultas e exames, orientá-lo em relação ao auto-cuidado, dar retorno de exames, agendar consultas, entre outras funções. O navegador será sua referência de contato com a APS. O papel do navegador de cuidados é desempenhado por um profissional técnico de enfermagem.  

  Sabe aquela dor ou sintoma que você precisa resolver mas não sabe quem procurar e não caracteriza urgência e/ou emergência para ir até o pronto socorro? Basta uma ligação em horário comercial de segunda sexta-feira (exceto feriados) e aos sábados das 08h às 12h no (47) 33410-4417 e (47) 99175-5180 que seu navegador(a) de cuidados coordenará seu atendimento agendando sua consulta com o médico da APS em até 48 horas.


Nossa rede

Beneficiário Unimed Litoral tem acesso à uma ampla rede assistencial, com hospitais, médicos,  centros de diagnósticos e laboratórios credenciados.

APS, como forma de otimizar o cuidado com a sua saúde de maneira acessível, integrada e coordenada, se coloca como referência em assistência à saúde.


Inscreva-se na APS

Para fazer parte do nosso serviço, preencha o formulário e em breve um de nossos captadores entrará em contato.

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Nossa localização 

Espaço Viver Bem

Rua Luci Canziani, 395 – Praia Brava – Itajaí | SC 

FUNCIONAMENTO

Segundas-feiras a sextas-feiras (exceto feriados), das 8h às 20h.

CONTATOS

Fone (47) 3247.6900

E-mail: espacoviverbem@unimedlitoral.com.br


Pesquisa de Satisfação APS 

Temos como compromisso oferecer serviços e atendimento de excelência aos nossos clientes.

Prezando por ampliar nossa qualificação, realizamos a  Pesquisa de Satisfação sobre a experiência do cuidado em APS.

A avaliação tem por objetivo aferir a satisfação dos clientes. Os resultados da pesquisa são referências importantes para aprimorar nossos processos e garantir a melhoria contínua na prestação dos serviços.

Confira os resultados das pesquisas de satisfação:

Satisfação do cliente em relação ao vínculo com nossos serviços da APS

Satisfação do cliente em relação à acessibilidade dos serviços da APS

Satisfação do cliente sobre os encaminhamentos a especialidades 

Satisfação do cliente sobre orientações gerais de saúde

Satisfação do cliente sobre a participação nos cuidados

Satisfação do cliente sobre os melhores horários para atendimento na APS

Buscamos sempre a melhoria contínua em nossos serviços e com isso queremos ouvir sua percepção sobre a APS.
Responda a nossa Pesquisa de Satisfação da APS aqui

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