Excesso de peso / Obesidade

O excesso de peso tende a causar graves problemas de saúde.

Cartilhas de Saúde da Unimed Litoral

Conteúdo revisto em março de 2024.

t

O que é

 Acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Constitui  um dos mais relevantes problemas de saúde pública em todo o mundo.

Causas

Alguns hábitos rotineiros como alimentação inadequada, sedentarismo, estresse físico e mental.

Males causados

Diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartrite e apneia do sono são alguns deles. 

 

Pessoas de 19 a 59 anos

IMC menor que 18,5 = Desnutrido

IMC de 18,6 a 24,9 = Normal.

IMC de 25 a 29,9 = Sobrepeso, risco pouco elevado.

IMC de 30 a 34,9 = Obesidade grau 1, risco elevado.

IMC de 35 a 39,3 = Obesidade grau 2, risco muito elevado.

IMC 40 ou mais = Obesidade grau 3, risco muitíssimo elevado.

Pessoas de 60 anos ou mais

IMC menor que 23 = Abaixo do peso.

IMC entre 23 e 28 = Normal.

IMC Entre 28 e 30 = Excesso de peso, risco pouco elevado.

IMC acima de 30 = Obeso, risco elevado.

Como prevenir e combater

A mudança de hábitos é o principal aliado na prevenção e combate à obesidade. Veja abaixo informações que podem trazer resultados positivos tanto para quem quer manter o peso, quanto para quem precisa emagrecer.
  • O consumo diário de frutas, legumes e verduras, assim como o de cereais integrais, favorece a perda e o controle de peso.

  • Alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura devem ser evitados.

  • Coma devagar, mastigando bem os alimentos antes de ingerí-los.

  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, que são altamente calóricas. •

  • A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para abandonar o sedentarismo.

  • Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em 3 períodos de 10 minutos cada.

  • Quando se fala em exercícios, o mais importante é praticar alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e seja do seu agrado. Passear com o cachorro, varrer, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, saltar do ônibus um ponto antes, entre outros, podem ajudá-lo a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

  • Beba ao menos 2 litros de água por dia, pois além de hidratar, a água ajuda a absorver adequadamente os nutrientes e a regular o funcionamento intestinal.

  • Fracione a alimentação em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos.

  • Realize acompanhamento médico regular para avaliar os impactos do excesso de peso em sua saúde.

  • Consulte um nutricionista para avaliar sua composição corporal e orientá-lo a ter uma alimentação saudável, de acordo com sua rotina.

O excesso de peso atinge pessoas de todas as idades, sendo a cada dia maior o número de crianças acima do índice aceitável. Lanches prontos, doces e o excesso de horas usando televisor ou computador são alguns dos motivos que contribuem para isso.

Os beneficios da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

A Pesquisa Nacional de Saúde/2000 apontou que mais da metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso (96 milhões de pessoas), com maior incidência entre as mulheres (62,6%), contra (57,5%) registrado entre os homens.

Pular para o conteúdo