Saúde bucal

A saúde começa pela boca e depende de cuidados preventivos diários. 
Cartilhas de Saúde da Unimed Litoral

Conteúdo atualizado em março de 2024.

Comer, respirar, falar

O bom estado da boca garante funções básicas como comer, respirar e falar, mas apesar disso as doenças bucais estão entre as mais comuns, afetando quase a metade da população mundial.

Autoconfiança

Cáries, mau hálito, gengivites, placas, tártaros, lesões na boca etc., que são as doenças bucais mais comuns, influenciam na saúde geral, na autoconfiança e na vida do indivíduo sem constrangimentos ou dores.

Prevenir

Escovação correta, uso de fio dental, creme dental com flúor, moderar o consumo de doçuras, escovar os dentes após comer, evitar o fumo, beber moderadamente e ir ao dentista com regularidade são as medidas preventivas que garantem a saúde oral.

Como escovar corretamente os dentes

Posicione a escova ao longo da linha da gengiva, em ângulo de 45 graus, fazendo movimentos rotatórios de limpeza da gengiva e da superfície lateral dos dentes, repetindo de 10 a 15 vezes a cada dois ou três dentes.

Escove a superfície interna da cada dente, utilizando a mesma técnica descrita no passo anterior.

Escove a superfície de mastigação inferior, com movimentos para frente e para trás, repetindo de 10 a 15 vezes a cada dois ou três dentes.

Continue escovando as superfícies mastigatórias, com movimentos para frente e para trás, repetindo de 10 a 15 vezes a cada dois ou três dentes.

Posicione a escova verticalmente, para escovar a parte interna dos dentes da frente, superiores e inferiores.

Use o limpador de língua, para remover bactérias e refrescar o hálito.

Pular para o conteúdo