História da Unimed

1977

Acontece a primeira tentativa de trazer o sistema Unimed para a Foz do Rio Itajaí-Açú. A experiência durou dois anos, apesar do grande número de profissionais chegando à região, mas as ideias de cooperativismo médico ainda eram novas.

Um grupo de 20 médicos liderados pelo cirurgião e endoscopista Dr. Eduardo Marques Brandão, inicia parceria com a Federação das Unimeds de Santa Catarina, surgindo a seccional Unimed de Itajaí-SC.

1985
1992

Em 2 de junho daquele ano, foi constituída a Unimed Litoral – Cooperativa de Trabalho Médico da Região da Foz do Rio Itajaí Açú. Com sede e administração em Itajaí, na data de sua fundação, a Cooperativa já contava com 97 médicos e 8.305 clientes, sendo presidida pelo Dr. Eduardo Marques Brandão.

Em janeiro de 1994, a Unimed Litoral iniciou seus investimentos em estrutura, sendo inaugurado o Pronto Atendimento 24h para atendimentos médicos de urgência, com médico de plantão e serviços de enfermagem, como nebulização, curativos, medicação e verificação de pressão arterial, entre outros.

1994
1996

Em 1996 foi inaugurado o Laboratório Unimed Litoral que passou a realizar exames de análises clínicas.

Em 1999, foi construído o Clube do Médico, visando agregar a classe médica numa área de lazer para os cooperados.

1999
2000

No ano 2000, a Unimed Litoral conquistou a sua sede própria, com a construção do Complexo Administrativo Unimed. Deste modo, centralizou em Itajaí os serviços de autorização de exames, plantão de vendas, call center, laboratório, financeiro e outros setores de apoio administrativo.

Também no ano de 2000, a Unimed implantou um projeto pioneiro na região, denominado de u0022Plano Saúdeu0022, na área onde hoje se encontra a Unidade de Medicina Preventiva, na Praia Brava. A iniciativa deu certo e, dois anos depois, se consolidou como o Espaço Viver Bem que atua na medicina preventiva dos clientes da Unimed Litoral, incentivando a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar, sob a orientação de uma equipe multidisciplinar.

2000
2003

Em 2003, a Unimed Litoral implantou o SOS Unimed, que ampliou o atendimento aos clientes com um serviço de urgência e emergência domiciliar, via orientação telefônica ou no próprio local, através da equipe multidisciplinar de plantão 24h.

Em 2006 a Unimed Litoral inaugurou o novo Pronto Atendimento Médico 24h, para ampliar o atendimento a seus clientes.

2006
2008

Neste mesmo espaço, em 2008, foi aberto o Centro de Diagnóstico de Imagem da Unimed Litoral, o CDU. Um ano depois, o CDU ampliou sua estrutura e se fixou também em Itajaí.

No dia 16 de outubro de 2009, a Unimed Litoral realizou um grande sonho ao inaugurar, em Balneário Camboriú, o Hospital Unimed Litoral, que se tornou o mais completo e qualificado complexo hospitalar da região.

2009
2010

A partir de novembro de 2010, o Hospital Unimed implantou o Centro de Oncologia, com equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração para atender as necessidades dos pacientes.

Em 2011, foi inaugurado o novo núcleo de Navegantes, para ampliar os serviços aos clientes. Atualmente, o núcleo oferece consultas médicas agendadas, exames como Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e Eletrocardiograma, emite autorizações e posto de coleta de Laboratório.

2011
2012

Inaugurado na Praia Brava, o núcleo de consultórios para atender a toda a região, com o diferencial da marcação mais ágil de consultas e exames. Atualmente, os setores de apoio administrativo estão centralizados neste núcleo, além do Laboratório de Análises Clínicas.

Em março de 2016, foi concluída a ampliação do Hospital Unimed, com duas novas torres, passando a atender também pacientes de alta complexidade, em instalações com 22.000 m²; seis salas cirúrgicas; 10 leitos de UTI e 114 leitos de internação, sendo um dos mais modernos hospitais do País, referência em tecnologia e em excelência de serviços.

2016
2020

A Unimed Litoral, atendendo os 13 municípios da Foz do Rio Itajaí-Açú (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú) enfrenta o maior desafio da sua história: a pandemia de covid-19. Com mais de 300 colaboradores afastados ao longo dos 5 primeiros meses da pandemia, a Unimed Litoral fez um esforço gigantesco num momento decisivo para seus clientes e a sociedade em geral.

Skip to content