Centros e serviços

Serviço de vacinas
Saiba todos os detalhes clicando aqui
Células-tronco
No cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. É importante armazená-las porque, se houver necessidade de transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.
Também conhecidas como células-mãe, as células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical no momento do nascimento, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Por que armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê.
No cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. Se houver necessidade do transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.
Tratamento com células-tronco.
Algumas doenças que seriam beneficiadas com a utilização das células-tronco embrionárias são:
Câncer– para reconstrução dos tecidos;
Doenças do coração– para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos;
Osteoporose – por repopular o osso com células novas e fortes;
Doença de Parkinson – para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina;
Diabetes – para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina;
Cegueira – para repor as células da retina;
Danos na medula espinhal – para reposição das células neurais da medula espinal;
Doenças renais – para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro;
Doenças hepáticas – para repor as células hepáticas ou o fígado todo;
Esclerose lateral amiotrófica – para a geração de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo;
Doença de Alzheimer – células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais;
Distrofia muscular – para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura;
Osteoartrite – para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem;
Doença auto-imune – para repopular as células do sangue e do sistema imune;
Doença pulmonar – para o crescimento de um novo tecido pulmonar.
Coleta e Armazenamento
A coleta das células-troncos pelo sangue do cordão umbilical é feita no momento do nascimento do bebê e é o momento onde se consegue coletar um grande número de células. Trata-se de um processo pouco doloroso e invasivo, pois não há contato nem com a criança e nem com a mãe.
A coleta das células-troncos é feita logo após o nascimento, ainda na sala do parto, a partir do momento em que o médico corta o cordão umbilical, todo o sangue é coletado e a partir disso o material é levado para o laboratório e congelado com nitrogênio líquido.
No Brasil há cerca de dez bancos de armazenamento de células-tronco de cordão umbilical, mas estes são privados, já públicos há somente dois, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. No caso dos bancos privados paga-se uma taxa para que seja feita a coleta, o processamento e também o congelamento e há também a mensalidade para a manutenção, já que as células-tronco ficam disponíveis somente para o doador. Já no caso dos bancos públicos é disponibilizado para qualquer paciente que precise de transplante de medula óssea e não tem doador na família.
O Hospital e Maternidade Santa Luiza conta com a parceria de 5 empresas para coleta e armazenamentos das células, são elas:
CCB / CORDVIDA / CRIOGÊNESIS /CRYOPRAXIS / HEMOCORD
Para maior esclarecimento converse com seu ginecologista.
Pré-natal
É imperioso realizar acompanhamento pré-natal para prevenir e detectar problemas com a mãe ou o bebê.
O diagnóstico de doenças como hipertensão arterial, diabetes, sistema cardiocirculatório e anemias, por exemplo, permite tratamento que será importante não apenas na gestação, mas por toda a vida.
Alguns problemas com o bebê, detectáveis no pré-natal, permitem até tratamento intrauterino, possibilitando vida normal ao recém-nascido.
Centro de Diagnósticos por Imagens
O Centro de Diagnósticos trabalha para manutenção da saúde da gestante e de seu bebê.
Possuímos uma equipe especializada para acompanhar a sua gestação e o desenvolvimento do seu bebê oferecendo o que há de melhor e mais seguro.
Contamos com duas salas de Ultrassom que disponibilizam atendimento para realização de exames eletivos visando a saúde da mulher seja ela gestante ou não e também de crianças.
O exame de Ultrassom utiliza um equipamento que usa ondas de alta frequência (não possui radiação ionizante), para isso, são utilizados transdutores para realização dos exames e geração de imagens.
Neste ambiente disponibilizamos os seguintes exames:
Exames da Gestação:
Ultrassonografia Transvaginal de 1º Trimestre
Exame realizado no início da gestação (entre a 5ᵃ e a 11ᵃ semana). Permite a visualização do saco gestacional, a determinação do tempo de gestação e a avaliação da vitalidade do bebê em seu estágio inicial.
Ultrassonografia Obstétrica
Avalia o crescimento e o bem-estar do bebê dentro do útero. Também permite a visualização do bebê e a avaliação da placenta e líquido amniótico. Este exame pode ser realizado em qualquer fase da gestação, de acordo com a indicação médica.
No ultrassom obstétrico é gerado um filme que fica disponível para ser copiado pela família.
Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese
Procedimento guiado pela ultrassonografia para obtenção de uma amostra do líquido amniótico para posterior envio do material ao laboratório para análise, comumente é realizado a análise de cariótipo (análise cromossômica).
Ultrassonografia Morfológica do 1º Trimestre ou Translucência Nucal
Este exame é realizado entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias. O exame pode ser realizado por via abdominal ou via transvaginal.
Neste exame é realizada a medida da translucência nucal. A translucência nucal será utilizada como principal indicador para dizer se o bebê tem um risco alto ou baixo para ter alguma síndrome genética.
Ultrassonografia Morfológica do 2º Trimestre
O exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de gestação pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas. Trata-se de um exame de rotina em todas as gestações, no qual é feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal. Poderá ser solicitado juntamente ao morfológico os exames de Ultrassom Transvaginal para avaliar o colo uterino e também o Doppler, que avalia as artérias uterinas.
Ultrassonografia Obstétrica com Doppler
É um importante exame que avalia os vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta. Costuma ser realizado entre 32 a 36 semanas ajudando a melhor programação para o parto. Auxilia também no controle de algumas alterações como: crescimento abaixo do esperado; diabetes materno; alteração de líquido amniótico; etc.
Ecodopplercardiograma Fetal
Este exame detalha o coração fetal e vasos que se comunicam com o coração. É recomendado para pacientes que possuem malformações cardíaca, problemas de saúde que aumentam a chance de o feto ter um problema cardíaco ou alguma alteração nos exames do tipo morfológico.
Exames de Rotina e Geral para Mulher:
Ultrassonografia de Abdome Superior
A ultrassonografia abdome superior é indicada para avaliar o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o baço, a aorta e o pâncreas de forma parcial.
Ultrassonografia de Abdome Total
O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais. O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta.
Ultrassonografia de Aparelho Urinário
O exame é realizado para avaliar o estado das estruturas urinárias (rim, ureter e bexiga) e se existe alguma alteração ou lesão na região. É realizado para diagnosticar alterações na parede da bexiga, analisar se há pedras, massas ou cistos nos rins e identificar a presença de pedras no trato urinário.
Ultrassonografia Transvaginal e Transvaginal 3D
Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (útero, ovários, anexos e vagina). Auxilia no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, avalia o posicionamento de DIU, etc. Utilizando um dos mais modernos equipamentos de Ultrassom, o 3D no exame de Transvaginal auxilia, principalmente, na avaliação de mal formações uterinas.
Ultrassonografia Abdome Inferior
Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (bexiga, útero, ovários, anexos). A diferença para realização deste exame para o Ultrassom Transvaginal é que a realização é via abdominal, podendo ser realizado em crianças e adolescentes.
Ultrassonografia de Mamas
Este exame possibilita avaliar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações.
Ultrassonografia de Axilas
Este exame normalmente é solicitado juntamente ao Ultrassom de Mamas, possibilita avaliar nódulos, cistos , lipomas, avaliar as características de linfonodos, entre outras alterações.
Exames de Rotina e Geral para Público Infantil:
Ultrassonográfico da Coluna Infantil
Trata-se de um exame utilizado para o rastreamento e para a primeira avaliação de malformações da coluna lombossacra em recém-nascidos e lactantes.
Ultrassonografia Transfontanelar
É um exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais do recém-nascido, bem como contribuir para prever a ocorrência de alterações do desenvolvimento neurológico associadas a essas lesões.
Ultrassonografia de Quadril
Na radiologia pediátrica este exame é indicado para avaliar o grau e a gravidade da displasia no quadril (luxação que dá a impressão do quadril estar “solto”).
Doppler de Hemangioma
O hemangioma é um crescimento anormal de vasos sanguíneos que podem ser planos ou formar nódulos, o exame avalia as estruturas anatômicas e avalia o fluxo sanguíneo deste.
Ultrassonografia Abdome Inferior Feminino
Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (bexiga, útero, ovários, anexos). Exame realizado via abdominal.
Ultrassonografia Abdome Inferior Masculino
Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos masculino (Bexiga, Próstata, Vesícula).
Ultrassonografia de Abdome Superior
A ultrassonografia abdome superior é indicada para avaliar o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o baço, a aorta e o pâncreas de forma parcial.
Ultrassonografia de Abdome Total
O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais. O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta.
Ultrassonografia de Aparelho Urinário
O exame é realizado para avaliar o estado das estruturas urinárias (rim, ureter e bexiga) e se existe alguma alteração ou lesão na região. É realizado para diagnosticar alterações na parede da bexiga, analisar se há pedras, massas ou cistos nos rins e identificar a presença de pedras no trato urinário.
Ultrassonografia Articular
O exame possibilita avaliar determinada área como tornozelo, joelho, cotovelo, entre outros. É especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e seguimento de doenças articulares inflamatórias, sendo de grande uso ainda na análise e diagnóstico dos cistos sinoviais, os quais podem ser observados em qualquer articulação.
Ultrassonografia da Tireoide
A ultrassonografia de tireoide pediátrica está indicada para todos os pacientes quando objetivamos avaliar a glândula tireoide, sua função e possíveis alterações. Este exame está indicado nos casos de hipotireoidismo congênito (teste do pezinho positivo para baixa produção hormonal), avaliação dos recém-nascidos de mães com hipotireoidismo não tratadas na gestação e avaliação estrutural da glândula tireoide e das estruturas adjacentes.
Ultrassonografia de Estruturas Superficiais
De modo geral, um exame de Ultrassonografia de Estruturas Superficiais é indicado para estudar lesões, modulações, massas, trauma, e malformações que afetam estruturas superficiais. Há algumas regiões especificadas como cervical, parede abdominal, região inguinal, entre outras. É indicado para diagnóstico de condições inflamatórias, tumores, lipomas (nódulos de gordura), cistos ou apenas o acompanhamento de condições benignas.
Ultrassonografia do Escroto
A ultrassonografia da bolsa escrotal em crianças consiste em um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações da bolsa escrotal e dos testículos. Normalmente indicado para dores no local, aumento da bolsa escrotal, processos inflamatórios, entre outros.
Laboratório
O engloba diversas áreas que se completam para propiciar resultados assistenciais ainda mais precisos: diagnóstico de alterações metabólicas, imunologia e doenças infecciosas, acompanhamento de doenças hematológicas, diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes e alergias.
Setor de Bioquímica
Abrange a realização de exames laboratoriais de rotina e especializados para avaliação das alterações metabólicas, a partir da avaliação de biomarcadores da função muscular, óssea (mineral), hepática, renal, oncótica e hidroeletrolítica; e determinação de biomarcadores de resposta a agressões diversas, utilizadas tanto para o diagnóstico quanto para a monitorização terapêutica.
Adicionalmente, executa testes para diagnóstico e monitoramento das dislipidemias, síndrome metabólica e diabetes. As principais dosagens são glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, exames função hepática e de função cardíaca, entre outros.
Neste contexto de avaliação metabólica, disponibilizamos o exame de Gasometria: diante de desequilíbrios respiratórios, metabólicos, entre outros, em pacientes críticos hospitalizados.
A Gasometria é uma aliada importante na realização de exames e no auxílio médico, para a proposição de diagnóstico rápido e seguro, possibilitando a tomada de decisão no tempo adequado e, em muitos casos, salvando vidas.
Setor laboratorial no auxílio dagnóstico de alergias e patologias auto imunes
Tem por finalidade realizar exames laboratoriais no auxílio diagnóstico de doenças de base imunológica (autoimunes, alergias e imunodeficiências), sendo realizadas determinações laboratoriais de hormônios, biomarcadores de fase aguda da inflamação e marcadores tumorais.
Setor de Hematologia
Tem por finalidade realizar o auxílio ao diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas, incluindo anemias, leucemias, leucocitoses e distúrbios da coagulação. Também executa exames pré-operatórios de hematologia, tipagem sanguíneas (sistema ABO e fator Rh).
Setor laboratorial no auxílio diagnóstico de patologias infecciosas e parasitárias
Tem por finalidade realizar identificação de microorganismos patogênicos, auxiliando a clínica médica no uso racional de antimicrobianos.
O laboratório realiza cultivos de agentes bacterianos infecciosos para isolamento e caracterização, além de testes de suscetibilidade antimicrobiana.
O setor de parasitologia realiza o diagnóstico das principais parasitoses intestinais e sanguíneas de importância para a saúde pública, contribuindo para o tratamento específico do indivíduo, além de identificação de artrópodes vetores de doenças, como barbeiros e mosquitos.
Setor de imunologia e auxílio diagnóstico de doenças infecciosas (SIDI)
Tem por finalidade realizar exames laboratoriais para o imunodiagnóstico de doenças infecciosas em gestantes, pacientes comprometidos imunologicamente, politransfundidos, transplantados e aqueles em risco de contaminação por agentes infecciosos. Realizamos o diagnóstico de infecções virais, diversas como a infecção pelo HIV, hepatites virais, salmoneloses, sífilis, toxoplasmose, entre outras.
Centro Cirúrgico
O serviço de cirurgia é estratégico e passou por uma ampla atualização tecnológica nas duas salas de cirurgia e na central de esterilização.
Oferecemos atendimentos de urgência e emergência 24 horas/7 dias por semana, nas especialidades de Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Mastologia, e Otorrinolaringologia.
Nosso serviço é comprometido com a segurança uma vez que possuímos em nosso corpo clínico médicos experientes e altamente especializados, bem como uma equipe multiprofissional, capacitada nos conceitos de cultura da segurança do paciente e gerenciamento de riscos.
Centro de Parto Normal
Compartilhamos dos objetivos da Iniciativa do Parto Adequado, que visa promover o parto normal, qualificando os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto, favorecendo a redução de cesáreas desnecessárias e de possíveis eventos adversos.
Benefícios para a mãe:
- Menor risco de infecção;
- Menor tempo de internamento (normalmente 48 horas);
- Tempo de recuperação menor;
- Os riscos com complicações anestésicas são menores;
- O útero volta ao tamanho natural mais rapidamente;
- Aumenta os hormônios responsáveis pelo bem estar;
- Os laços afetivos ocorrem de maneira mais intensa e rápida.
Benefícios para o bebê:
- Mais tranquilidade;
- Maior receptividade ao toque;
- Maior facilidade para respirar;
- Mais atividade ao nascer
- Maior aptidão ao início do aleitamento materno.
Centro Obstétrico
O Centro Obstétrico é a unidade de atendimento ao parto normal e/ou cirúrgico de risco habitual e alto risco.
É um ambiente destinado a receber as gestantes e seus acompanhantes de forma humanizada, permitindo, sempre que possível, a evolução do trabalho de parto e parto da forma mais natural/fisiológica e segura possível.
A equipe do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Luiza contempla profissionais com competência e especialização, de acordo com a assistência necessária. Ela promove ações de melhoria assistencial e integralidade no cuidado com a mãe e bebê.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em harmonia, para a prestação da assistência segura dentro dos preceitos éticos e de humanização.
Centro de Aleitamento Materno
Reconhecendo que a amamentação é um processo fisiológico e tendo em vista os benefícios para a mãe e para o bebê, a Maternidade Santa Luíza apoia a amamentação e incentiva o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Conta uma enfermeira obstetra especialista em amamentação que realiza atendimento individualizado para todas as clientes por meio de escuta ativa e qualificada.
A Sala de Ordenha é um serviço de apoio e incentivo ao aleitamento materno disponibilizado para as mães que estão com os seus bebês internados na UTI Neonatal e clientes externas que apresentem dificuldades em relação a amamentação pós alta. Nesta sala, as mães ordenham o leite em local controlado e adequado, e são acompanhadas por uma enfermeira especialista em amamentação. O leite é levado para o lactário, onde é preparado e oferecido para o bebê.