Relatório de sustentabilidade 2023

Em apenas cinco anos a Unimed Litoral mais do que duplicou sua equipe de colaboradores, para 2.359 ao final de 2023, e aumentou em 51% a sua carteira de clientes, em decorrência da pujança econômica das 13 cidades onde atuamos e que faço questão de nominar:  Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.

 

Já somos um dos maiores empregadores da região e, com a entrada em funcionamento do novo hospital, em Itajaí, aumentaremos nosso quadro de pessoal em quase 50%.

Somos uma cooperativa com 700 médicos cooperados, que moram, trabalham e investem seu patrimônio nessas cidades; crescemos com o nosso esforço e a confiança dos nossos clientes; não somos financiados por fundos de investimentos internacionais ou de bolsas de valores, como é comum entre nossos concorrentes e, mesmo assim, somos líderes de mercado nas cidades onde estamos presentes.

A sociedade está consciente de que geramos resultados positivos para nossos clientes, colaboradores, fornecedores e as cidades onde atuamos. Desenvolvemos projetos de esportes, saúde, cultura e educação; buscamos colaborar para a qualidade de vida e com mais oportunidades a todas as pessoas.

Somos ambientalmente responsáveis; manejamos de maneira cuidadosa e adequada os resíduos que geramos e todas as nossas ações são balizadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU).

Neste relatório, mais uma vez, prestamos contas de maneira clara e responsável para que a comunidade avalie os resultados e colabore conosco para melhorarmos naquilo que for necessário.

(GRI 2-14 e GRI 2-22) 

Diretoria da Unimed Litoral

Presidente – Dr. Umberto João D’Ávila

Vice-presidente – Dr. Sandro Tadeu Novelletto

Superintendente Técnica – Dra. Christiane Ramos Deringer

Superintendente Administrativo – Dr. Rony Klaus Isberner

Conselho de administração – Dr. Alberto Gomes; Dr. Daniel Buchatsky; Dr. Gunnar Chandohá; Dr. Gustavo Pereira; Dra. Mariana Capoani e Dra. Sabrina Bernardes.

Conselho Fiscal – Dr. André Brito; Dra. Gisele Balduino; Dra. Luciane Silveira; Dr. Marcelo Zalli; Dr. Renato Noronha e Dr. Rodrigo Westphalen.

Conselho Técnico e de Ética – Dra. Claudia Pereira; Dr. Diogo Longoni; Dr. Fernando Liebert; Dr. Mateus Zanatta; Dr. Mauro Knoll; Dr. Nestor dos Santos; Dr. Victor Cubas e Dr. Yoann Pérès.

Diretoria de Gestão -Daniel Tórmena, Diretor Operacional e Mário Silva, Diretor de Serviços Próprios.

Mandatos 2019-2023.

(GRI 2-9 e GRI 2-11)

Compromisso de cuidar das pessoas e do planeta

Eliminação do uso de papel

Fortes investimentos em tecnologia nos permitiram, desde fevereiro de 2023, praticamente só fornecermos laudos em formato digital, economizando milhões de páginas de papel e milhares de deslocamentos dos pacientes até nossos pontos de atendimento, em busca dos resultados dos exames que estão disponíveis em seus telefones celulares e computadores.

(GRI 3-3)

Responsabilidade social

Ministramos conhecimentos de primeiros socorros em escolas públicas; patrocinamos esporte e cultura; ajudamos entidades com consultas e exames gratuitos, subsidiamos formação técnico profissionalizante de pessoas; participamos de iniciativas comunitárias sempre que convidados e na medida das nossas possibilidades e promovemos os potenciais turisticos e econômicos das cidades onde atuamos.

(GRI 413-1)

Empresa parceira da comunidade

A Unimed Litoral é uma empresa local, parceira da sociedade, seus proprietários não são anônimos dispersos em bolsas de valores ao redor do mundo, e sim médicos que convivem e investem continuamente em nossa comunidade.

Auditorias periódicas

Nossos compromissos são claramente expressos em nossa declaração de Missão, Visão e Valores, e exercidos cotidianamente por todos que integram a Unimed Litoral.

Por isso, nos submetemos a auditorias periódicas por parte de acreditadoras de normas de qualidade e fiscalizadoras do governo federal.

(GRI 2-23 e GRI 2-24)

Nível de excelência

Temos o único hospital da nossa região -e um dos poucos em Santa Catarina- com acreditação Qmentum (também conhecida como acreditação canadense), um reflexo do nosso compromisso sempre centrado na qualidade.

Cuidar está no nosso DNA

Cuidar está no DNA da Unimed, assim como cuidamos das pessoas, cuidar do planeta faz parte do nosso propósito.

Referência em saúde

Continuamos de maneira permanente pensando no futuro, nas atitudes que precisamos tomar para nos tornarmos melhores e mais fortes, consolidando a Unimed Litoral como referência em saúde e exemplo de responsabilidade social.

Um novo hospital em Itajaí

Estamos construindo um novo hospital, em Itajaí, e teremos futuramente mais de 60.000 m2 de área hospitalar, distribuída entre o Hospital da Unimed Balneário Camboriú (22.000 m2); Maternidade da Unimed Litoral (3.800 m2) e a nova unidade de Itajaí (37.000 m2).

(GRI 2-1)

Expansão da reciclagem

Entre os fatos que dão orgulho a todos na Unimed Litoral, pois foi um esforço coletivo, está a redução contínua na geração de lixo comum e o aumento na separação de materiais para reciclagem. 

(GRI 306-2)

NOSSA ESTRUTURA HOSPITALAR

Hospital da Unimed Litoral Balneário Camboriú

O Hospital da Unimed em Balneário Camboriú é referência em serviços de alta complexidade, inovação e atendimento humanizado.

Com 22.000 m2 de área, é a principal estrutura de saúde privada no Litoral Norte de Santa Catarina.

A Unimed Litoral tem compromisso com a busca permanente pela excelência; segue protocolos mundialmente recomendados e por isso possui acreditações e certificações reconhecidas no Brasil e no exterior.

Os investimentos em tecnologia e treinamento são constantes, para oferecer atendimento personalizado e humano a todos os pacientes.

Para informações detalhadas sobre o Hospital Unimed Balneário Camboriú acesse https://site.unimedlitoral.com.br/hospital-bc/

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

Internação

Contamos com seis unidades de internação, totalizando 101 leitos dentre clínica cirurgica, clínica médica, clínica oncológica e clínica pediátrica.

Buscamos ser referência em cuidado humanizado priorizando o bem-estar e a dignidade dos pacientes em todos os aspectos do tratamento.

Contamos com uma equipe multidisciplinar focada na qualidade assistencial, concentrando esforços não apenas na condição clínica dos pacientes mas também considerando suas necessidades emocionais, sociais e psicológicas.

Praticamos a ativa participação dos pacientes e seus familiares nas decisões dos tratamentos, fornecendo informações claras e compreensíveis sobre suas condições e os procedimentos médicos, garantindo um ambiente de confiança e uma alta hospitalar segura.

Essas práticas contribuem para uma experiência de internação mais positiva para os pacientes e ajudam a promover melhores resultados de saúde a longo prazo.

Total de internações em 2023: 8.830
Taxa de ocupação média em 2023: 90,1%

Unidades de Tratamento Intensivo

O hospital Unimed Litoral possui três UTIs, sendo duas para pacientes adultos, totalizando 16 leitos, e uma para pacientes pediátricos, com quatro leitos.

São UTIs de alta complexidade, estruturadas em um ambiente moderno e iluminado com luz natural, que proporciona conforto e acolhimento aos pacientes.

Possuem também equipamentos de última geração com sistema integrado no prontuário eletrônico do paciente.

Indicadores UTI adulto: média de permanência três dias; taxa de ocupação média 85%; número médio de admissões 110 por mês.

Indicadores UTI pediátrica: média de permanência sete dias; taxa de ocupação média 50%; número médio de admissões 10 por mês.

Centro cirúrgico

O serviço de cirurgia é uma especialidade estratégica para a cooperativa Unimed Litoral. Por isso, desde 2016, conta com o Programa Integrado de Cirurgia, que atua focado no gerenciamento das especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Ginecologia, Mastologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cirurgias minimamente invasivas.

Pronto Atendimento Adulto

Um dos serviços de emergência do Hospital Unimed Litoral é o Pronto Atendimento Adulto (PA Adulto), uma porta de entrada para os demais serviços hospitalares.

Em 2023, o PA Adulto realizou 105.598 atendimentos.

A estrutura física, conta com salas para classificações de riscos, consultórios médicos, sala de pequenos procedimentos, sala de gesso, sala de emergência, leitos de observação, posto de enfermagem, sala de medicações rápidas, leito de isolamento, sala de raio-x, sala de tomografia, farmácia e banheiros.

São dois leitos de emergência; oito boxes de observação, um leito de isolamento com banheiro privativo, seis leitos para internação provisória e 27 poltronas para medicação rápida.

Pronto Atendimento Pediátrico

O serviço do Pronto Atendimento Pediátrico atende crianças de zero a menos de 14 anos, com funcionamento 24h.

A estrutura física tem duas áreas distintas, a verde/amarela e a laranja, com consultórios médicos, salas de triagem, boxes de observação, box de emergência, sala de isolamento, posto de enfermagem e poltronas de medicações.

Os atendimentos são de baixa a alta complexidade, com médicos generalistas e retaguarda das demais especialidades em sobreaviso.

O PA pediátrico, que conta com o apoio das demais áreas do hospital como UTI, centro cirúrgico, hemodinâmica e internação, realizou 51.195 atendimentos em 2023. 

Pronto Atendimento Digital

O PA Digital é um serviço que permite avaliar à distância sintomas como, febre, dores, indisposição entre outros.

Onde o cliente estiver ele pode entrar em contato com a equipe formada por enfermeiro, técnico de enfermagem e médico, usando o APP Unimed Litoral ou acessando o site pelo portal unimedlitoral.com.br.

Ao entrar em contato, o paciente é recebido por um sistema de inteligência artificial faz o encaminhamento para a equipe de enfermagem e, após a triagem, para o médico.

O PA Digital tem alta taxa de resolução. Em 2023, dos 5.377 pacientes atendidos, 88% tiveram suas necessidades atendidas, sem precisar se deslocar ao hospital. 

Serviço de Oncologia

A equipe do Serviço de Oncologia da Unimed Litoral é composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, todos com grande experiência na área, que oferecem aos pacientes o melhor tratamento, através de recursos tecnológicos sempre atualizados.

Conforme a complexidade, o tratamento pode envolver procedimentos ambulatoriais, cirurgias e internações.

Oferecemos tratamentos de quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e imunobiológicos.

Nos casos em que não há possibilidade terapêutica curativa, existe atenção médica e multiprofissional por meio dos cuidados paliativos, agregando ainda mais valor ao cuidado prestado aos pacientes.

Em 2023, a equipe médica realizou 5.306 consultas em oncologia clínica, hematologia, cirurgia oncológica, reumatologia e cuidados paliativos.

Aplicações e medicações realizadas em 2023

  • 2.783 – Aplicações de Quimioterapia Endovenosa
  • 6.003 – Aplicações de medicamentos reumatológicos
  • 5.073 – Fornecimento de Medicação Via Oral.

Cirurgia robótica

Em maio de 2022 implementamos o Programa de Cirurgia Robótica, que até o final de 2023 realizou 344 procedimentos com excelentes resultados em cirurgia geral, ginecologia, urologia e proctologia.

No final de 2023 adquirimos uma nova plataforma robótica, focada em cirurgias ortopédicas de alta complexidade; visando agregar ainda mais valor para nossos pacientes.

Para mais informações acesse https://site.unimedlitoral.com.br/versius/

 

SOS Unimed

O SOS, é um serviço de atendimento pré hospitalar que funciona de maneira ininterrupta, os 365 dias do ano.

Realiza atendimentos domiciliares de urgência e emergência, remoções avançadas e básicas, altas hospitalares, eventos e treinamentos.

A frota tem seis ambulâncias que realizaram 3.261 atendimentos em 2023.

Para mais informações acesse https://site.unimedlitoral.com.br/hospital-bc/

 

Maternidade da Unimed Litoral

A Maternidade da Unimed Litoral  foi construída no final da década de 1990, com o nome de Hospital e Maternidade Santa Luiza, por um grupo de médicos com grande notoriedade e clientela nas cidades da foz do Itajaí-Açu e rapidamente, graças aos seus diferenciais, se tornou referência inclusive em gravidez de risco.

Em final de 2020, devido às afinidades existentes, a Maternidade foi absorvida pela Unimed Litoral que desde então vem imprimindo seus padrões de gestão em medicina que são bastante conhecidos dos seus 100 mil pacientes na região.

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

Serviços

  • Centro Obstétrico.
  • Pronto Atendimento ginecológico.
  • Pronto Atendimento obstétrico.
  • UTI Neonatal.
  • Serviço de imunização.
  • Unidade de Internação.
  • 6 leitos de hospital dia.
  • Centro de aleitamento materno.
  • Quarto para mães com filhos na UTI.
  • Equipe multidisciplinar.

Ações

  • Reformas e ampliações constantes na estrutura física.
  • Contratação e treinamento de colaboradores.
  • Avanço na automação de processos.
  • Redução de impressos e outras iniciativas ambientais.

    Para informações detalhadas sobre a maternidade, acesse https://site.unimedlitoral.com.br/gestantes/ 

Novo hospital em Itajaí

Início da obra : 18/10/21 com lançamento da pedra fundamental.

Investimento: estimado em R$ 400 milhões.

Área de cobertura: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.

Primeira etapa: estará concluída ao final de 2024, compreendendo a macroestrutura e o funcionamento de 40 consultórios médicos; ambulatório de oncologia; centro de diagnóstico por imagens, Pronto Atendimento para adultos e Pronto Atendimento infantil.

Segunda etapa: prevista para 2026, com a ativação dos pavimentos superiores do prédio, que abrigarão as UTIs, 20 salas para cirurgias, 35 leitos de UTI, mais de 200 leitos de internação e outros serviços.

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

OUTROS RECURSOS PRÓPRIOS

Núcleos de Atenção à Saúde

Os núcleos de atenção à saúde (NAS), reúnem profissionais de diversas especialidades médicas e uma equipe multidisciplinar com o propósito de criar uma rede assistencial integrada e de fácil acesso aos clientes.

No serviço de Consulta Médica o NAS oferece 25 especialidades, com 100 médicos especializados e consultórios exclusivos. Esse serviço é oferecido em Itajaí, com três endereços, Navegantes e Itapema.  Em 2023, registrou 80 mil consultas executadas.

Além dos médicos, está disponível a equipe multidisciplinar com 31 psicólogos, 12 fonoaudiólogos, 3 terapeutas ocupacionais, 1 fisioterapeuta e 6 nutricionais.

Os serviços são oferecidos em oito endereços nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema.  No ano de 2023 o serviço registrou mais de 50 mil consultas executadas.

O NAS também conta com o CDE, Centro de Desenvolvimento Especializado, que possui mais 40 formações/especializações para atendimentos a pacientes com atraso do neurodesenvolvimento infantil, principalmente Transtorno do Espectro Autista. Em 2023 a área prestou mais 90 mil atendimentos. Os núcleos estão instalados em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema.

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

Centro de Diagnósticos Unimed – CDU

Atualmente são dois grandes centros de diagnóstico por imagens, um no Hospital Unimed de Balneário Camboriú e outro em Itajaí.

Os exames oferecidos são radiologia pediátrica, ultrassonografia, endoscopia, densitometria óssea, Raios-X, mamografia digital,  tomografia, ressonância magnética e colonoscopia, dentre outros.

Para mais detalhes sobre o Centro de Diagnóstico por Imagens da Unimed Litoral acesse o link https://site.unimedlitoral.com.br/hospital-bc/

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

Laboratório da Unimed

Criado há 27 anos, o laboratório da Unimed Litoral expandiu sua presença por toda a região, tendo atualmente 10 postos de coleta e duas áreas técnicas especializadas.

Uma dessas áreas se concentra no processamento de exames ambulatoriais, enquanto a outra é exclusivamente dedicada ao Hospital da Unimed em Balneário Camboriú e à Maternidade da Unimed Litoral.

O Laboratório Unimed Litoral possui desde 2014 o selo do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

A acreditação do PALC avalia desde atendimento ao cliente até a liberação do laudo e a sistemática de contato com médicos, quando necessário. Um dos principais critérios da acreditação é a padronização dos processos, tudo deve estar descrito e os colaboradores treinados para executar sempre da mesma maneira.

(GRI 2-1 e GRI 2-6)

Espaço Viver Bem

A Unimed Litoral acredita que o indivíduo deve ser cuidado integralmente e foi assim que nos organizamos para que os pacientes estejam em primeiro lugar; que o foco seja na manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando reduzir riscos e adoecimento, oferecendo assistência adequada e reabilitação em caso de necessidade.

Nesse sentido, O Espaço Viver Bem, pioneiro em grupos de prevenção e recuperação em saúde, ao longo dos anos foi evoluindo em Atenção Personalizada a Saúde (APS), inclusive para uma grande quantidade de colaboradores  das principais empresas da regição e hoje oferece os seguintes serviços:

 

  • Medicina Preventiva
  • Assistência Domiciliar – Unimed Lar
  • Gerenciamento de Casos Complexos
  • Perícias
  • Ambulatório de medicações injetáveis
  • Acupuntura
  • Laboratório
  • Atendimentos equipe multidisciplinar
Para conhecer mais detalhadamente os serviços do Espaço Viver Bem, acesse https://site.unimedlitoral.com.br/aps_/

Números do Espaço Viver Bem em 2023

APS Unimed Litoral

  • 1.643 empresas e 20.507 usuários atendidos

Medicina Preventiva

  • 1.750 programas de saúde com  14.440 usuários atendidos

Ações nas empresas

  • 4.346 usuários com 7.862 atendimentos realizados

Academia Espaço Viver Bem

  • 667 usuários e 22.471 atendimentos realizados.

Unimed Lar

  • 328 usuários com 15.243 atendimentos realizados

Ambulatório de Medicações Injetáveis

  • 383 usuários com 1.816 atendimentos.(GRI 2-1 e GRI 2-6)

UNIMED + DIGITAL

O projeto Unimed + Digital foi lançado em 2023, consolidando ações que estavam em andamento e outras que seriam desenvolvidas ao longo do tempo, para proporcionar aos clientes serviços mais acessíveis e ambientalmente sustentáveis.

O novo aplicativo e novos sistemas internos foram fundamentais nessa “revolução” que substituiu milhões de páginas de papel por informações digitais, dentre elas os resultados de exames (laudos) entregues diretamente no telefone celular do paciente.

Evitar que o paciente se desloque a um núcleo de atendimento para tarefas como marcar um exame ou retirar seu resultado, tem um ganho socioambiental enorme, por evitar milhares de deslocamentos, consumo de combustíveis e seu efeito negativo no meio ambiente.

Não imprimir é um conceito agora arraigado na Unimed Litoral, que se estende a cartilhas, avisos e outros materiais que hoje são distribuídos apenas digitalmemne.   

MERCADO E VALOR ECONÔMICO GERADO E DISTRIBUÍDO

A Unimed é líder de mercado em todos os municípios da região, atende mais de 150.000 clientes, dando suporte para mais de 3.000 empresas que contrataram planos de saúde para seus milhares de colaboradores.

A competição no mercado dos planos de saúde favoreceu empresas sólidas e com compromissos comunitários, como a Unimed Litoral, que dobrou a quantidade de clientes em menos de cinco anos.

Principais fontes de receita

  • Receita com planos de saúde (mensalidades)
  • Receita com atendimento de intercâmbio (outras Unimeds).
  • Receita com atendimentos particulares.
  • Rendimentos de aplicações financeiras.

 

Valor Econômico Acumulado nos últimos 3 exercícios

No ano de 2021, observamos um aumento na nossa base de clientes de cerca de 5% e junto a negociação de reajuste dos planos fez com que tivéssemos um aumento nas receitas e já em 2022 continuamos com o aumento na carteira de clientes de aproximadamente 9%. Essa tendência continuou em 2023, com um crescimento contínuo na nossa base de clientes em 18%, combinado com a renegociação dos preços dos planos, resultando em um aumento adicional na receita e, consequentemente, no crescimento do Valor Econômico Acumulado.

 

Principais pontos a destacar

  • Receitas – Tivemos um aumento nesse grupo pelo aumento da carteira e reajustes;
  • Custos Operacionais –  Em virtude do aumento de carteira, também tivemos um aumento nos Custos Operacionais pelo aumento da demanda de serviços, também relacionado ao aumento da carteira;
  • Salários e Benefícios de Empregados – No corrente ano tivemos a ampliação de novos núcleos e serviços próprios, gerando o aumento de 34% no custo com pessoal;
  • Pagamento para Provedores de Capital – Comparado ao ano anterior, temos a redução dos empréstimos (aquisição da Maternidade 2020) pelo pagamento;
  • Pagamento ao Governo – Pelo aumento das receitas, principalmente receita financeira de aplicação, logo tivemos um aumento nos valores pagos de impostos ao Governo;
  • Pagamento de Fornecedores – No corrente ano, tivemos a ampliação dos serviços próprios, novos núcleos e a construção do novo Hospital Unimed em Itajaí.

    (GRI 200-1)

 

COMPONENTE VALORES 2023 VALORES 2022
Valor Econômico Direto Gerado R$ 921.066.302,29 R$ 746.035.963,56
a) Receitas R$ 921.066.302,29 R$ 746.035.963,56
Valor Econômico Distribuído R$ 647.549.512,35 R$ 493.896.905,82
b) Custos Operacionais R$ 47.160.562,00 R$ 43.359.777,01
c) Salários e Benefícios de Empregados R$ 179.737.017,50 R$ 133.785.003,08
d) Pagamento para Provedores de Capital R$ 735.581,59 R$ 16.299.864,89
e) Pagamento ao Governo (Impostos, multas, taxas, …) R$ 65.312.021,55 R$ 54.937.067,47
f) Pagamento de Fornecedores R$ 354.242.499,54 R$ 244.801.351,45
g) Investimento na Comunidade R$ 361.830,17 R$ 713.841,92
Valor Econômico Acumulado R$ 273.516.789,94 R$ 252.139.057,74

 

Pontos do planejamento estratégico que estão diretamente vinculados e monitorados através do resultado econômico obtido pela cooperativa?

  • Intensificar a Eficácia Administrativa – Monitorando as Despesas Administrativas.
  • Crescer a Carteira de Clientes – Com meta para aumentar a participação de mercado;
  • Regular Custo Assistencial- Com meta de Crescimento da receita com clientes pré e regulação dos custos assistenciais (sinistralidade), ampliação dos serviços próprios e Construção do Novo Hospital de Itajaí;

 

TELE-ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO PRESENCIAL AO CLIENTE

GESTÃO DE PESSOAS

Capital humano

Os colaboradores e cooperados são nosso maior ativo, essenciais para o desempenho e sustentabilidade do negócio.

Manter a Unimed Litoral como uma organização ágil, inovadora e humanizada é um desafio diário assumido por todo o time de lideranças, gestão e diretoria.

Por isso, é ua das nossas balizas a atração e seleção de profissionais que se alinhem aos nossas propósitos, com os valores da cultura e com a missão da organização, com o desenvolvimento contínuo das equipes e a promoção de um ambiente de trabalho seguro, diverso e inclusivo.

A pandemia possibilitou que a Unimed Litoral potencializasse suas ações de cuidado com a saúde do colaborador; ampliando o Programa Pró Saúde com ações de promoção e prevenção em saúde, com foco no comportamento e adoção de estilos de vida saudáveis.

Atualmente, os cargos de menor remuneração da Unimed Litoral são recepcionista, motofretista e copeiro com o salário de R$ 1.746,00; que corresponde ao mínimo regional (R$1.740,00). Apenas 30 colaboradores ocupam esses cargos, sendo  44,44% homens e 55,56% mulheres.

Já nas contratações para os cargos de liderança, temos o seguinte cenário:

35 gestores, sendo 14 homens e 21 mulheres. Destes, vale ressaltar que 30 foram desenvolvidos e promovidos internamente, reforçando o propósito da empresa de cuidar e desenvolver seus colaboradores.

Contratações externas de cargos de liderança

Apenas cinco profissionais para os cargos de gestão foram contratados externamente, devido à necessidade de conhecimentos específicos.

Programa de sucessão

Em 2023, aconteceu o Programa de Sucessão, visando desenvolver internamente profissionais com potencial para ocupar cargos de coordenação na Unimed Litoral. Foram 68 inscritos no programa e que ainda estão em processo de avaliação, que se estenderá ao longo de 2024.

(GR 202-1 e GRI 202-2)

Great Place to Work

Em novembro de 2023 a Unimed Litoral recebeu a certificação Great Place to Work – GPTW – Melhores Lugares para Trabalhar- entre empresas de grande porte (mais de 2.000 colaboradores) em Santa Catarina.Dentre as 20 empresas premiadas, a Unimed Litoral foi a 14a colocada na geral e primeira na área de saúde.

O GPTW é um certificado criado na década de 1980, nos Estados Unidos, que indica as melhores empresas para trabalhar sob o ponto de vista dos colaboradores, que respondem a questionários para avaliar o empregador.

Os questionários, que levam em conta o ambiente de trabalho, o clima organizacional e a gestão de pessoas, resultam na pontuação que classifica as empresas, separadas por pequeno, médio e grande porte.

As 20 empresas distinguidas foram Tigre; Irani; Viacredi; Senior Sistemas; Softplan; Central Ailos; Selbetti; Copérdia; Liderança Serviços; Intelbrás; Netzsch do Brasil Ltda.; Lunelli; Henry Schein Brazil; Unimed Litoral; Uniasselvi; Clamed; Karsten; Krona Tubos e Conexões; Multilog e Celesc.

Empregabilidade (em 21/12/2023)

Benefícios: Atenção Personalizada à Saúde; Espaço Viver Bem; Ginástica Laboral; Grupo de Trilhas; Treinamentos técnicos; Treinamentos comportamentais; Ônibus fretado Itajaí-BC; Academia para atividade física; Vale alimentação; Plano de Saúde mensalidade 100%; Plano odontológico; Programa para aposentadoria; Programa Pró saúde (Qualidade de vida); Auxílio-educação; Participação nos resultados; Prêmio assiduidade; Licença paternidade cidadã; Licença maternidade cidadã; Quinquênio; Prêmio aposentadoria e Associação dos funcionários.

Treinamento e desenvolvimento

A Unimed Litoral realiza levantamento de necessidades de desenvolvimento considerando vários olhares e instrumentos, tais como avaliações de desempenho; pesquisas com admitidos, entrevistas de desligamento; pesquisas de clima e grupo focal com gestores, lideranças e colaboradores.

Diante das necessidades mapeadas, os programas de desenvolvimento são desenhados e ofertados para público geral e específico, baseado nas competências essenciais do jeito de cuidar e nas metas e objetivos estratégicos.

(GRI 404-1)

100% dos colaboradores (2.359 pessoas) participaram de treinamentos com foco no seu desenvolvimento.

Satisfação com treinamento 2023: 96% 

Principais temas abordados

  • Carreira
  • Jeito de Cuidar Unimed
  • Inteligência Emocional
  • Oratória e Escutatória
  • Gestão do Tempo
  • Feedback e Desempenho
  • Assédio Moral, Sexual e Canal de denúncias
  • Programa de Integridade
  • Rituais de liderança
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
  • Gestão de Riscos
  • Horas de treinamentos internos e externos em 2023: 131:984:47
  • Turmas de treinamentos ofertadas internamente: 1.806
  • Turmas de treinamentos ofertados externamente: 3.398
  • Total 5.204 turmas de treinamentos.

Investimento em treinamentos e desenvolvimento 2023: R$ 1.587.958,61  – sendo R$1.160.747,03 com subsídio do sistema SESCOOP.

 

Programa de integridade

O Programa de Integridade é um instrumento do compliance específico para prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos.

Foi desenvolvido com foco em medidas anticorrupção, transparência nas normas institucionais e estruturação dos processos, possibilitando a descoberta de desvios de conduta.

É uma das medidas preventivas contra discriminação e preconceito, desenvolvida junto ao Programa de Inclusão e Diversidade e o Código de Conduta, que é disseminado através de treinamentos, inclusive na integração de cada novo colaborador. 

O programa possui um conjunto de práticas que são classificadas como “pilares”, ou seja, é composto por uma estrutura onde possui vários elementos e procedimentos internos e que inclui pessoas, processos, sistemas eletrônicos, documentos, ações e ideias.

Mantemos um canal de denúncias para comunicação segura e anônima de condutas consideradas inadequadas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente, destinado aos colaboradores, cooperados, prestadores, fornecedores, clientes e demais públicos.

O canal garante sigilo absoluto e a confidencialidade das informações disponibilizadas, com as tratativas sendo realizadas de forma imparcial e transparente.

Quando o denunciante registra seu relato, ele é avaliado e investigado de acordo com a classificação. Todo o processo é realizado sem menção do nome das partes, de forma sigilosa e confidencial, e somente é revelada a identificação após a medida ser aprovada pela Comissão e Diretoria, isso para garantir a imparcialidade.

Em 2023 não tivemos nenhum caso confirmado de discriminação dentro da cooperativa.

No ano de 2023 a bioética foi inserida nos pilares do programa. Ela tem a função de assegurar o bem-estar das pessoas, garantindo e evitando possíveis danos que possam ocorrer a seus interesses.

O dever da bioética é proporcionar ao profissional e aos que são atendidos por ele, o direito ao respeito e à vontade, respeitando suas crenças e os valores de cada indivíduo. 

Dessa forma, visamos estabelecer estrutura de caráter de dilemas bioéticos, tomada de decisão baseada em princípios éticos e ampliar as discussões voltadas a dilemas das práticas clínicas, junto às equipes táticas e operacionais.

Avaliação de desempenho

A avaliação da Unimed Litoral é estruturada e tem como objetivo mensurar o desempenho do colaborador em relação às atribuições e exigências do cargo.

Sua carreira inicia no período de experiência, quando realiza sua primeira avaliação, e no decorrer da trajetória é avaliado anualmente, podendo receber retorno constante de suas lideranças, formais e informais.

O momento do retorno é importante, pois tem como objetivo alinhar expectativas e necessidades do cargo e do colaborador para potencializar suas entregas e seu desempenho.

As lideranças são estimuladas a realizar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que orienta e propõem diferentes maneiras do colaborador se desenvolver aprimorando seus conhecimentos, suas habilidades e atitudes.

Todos os colaboradores são avaliados anualmente, no período de experiência, quando completam de 45 a 60 dias de empresa e uma vez ao ano formalmente. A avaliação é com foco nas competências do cargo, as lideranças realizam feedbacks e constroem PDI – plano de desenvolvimento individual para potencializar o desempenho do colaborador

Dentro das competências avaliadas, os melhores resultados obtidos foram nas competências Encanta o Cliente com 83% e Adaptabilidade com 82%.

As competências da Unimed Litoral seguem as premissas do “Jeito de Cuidar Unimed”. São elas: Coopera para Crescer; Busca a Excelência; Encanta oCliente; Gerência Emoções; Comunicação e Escuta Ativa; Adaptabilidade; e Liderança Inspiradora.

Os resultados das avaliações são utilizados para tomada de decisão em processos de seleção (interno ou externo), promoções, alterações salariais, desligamentos e necessidades de treinamento e desenvolvimento de forma institucional.

Temos uma política de desligamento responsável, onde são avaliadas todas as solicitações de desligamento por iniciativa da instituição.

No ano de 2023 tivemos 160 colaboradores desligados por iniciativa da empresa, de forma elegível à política.

(GRI 404-3)

Pesquisa de Clima

A Unimed Litoral realiza avaliações anuais para mensurar a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho. Em 2023 o resultado foi 87% de satisfação. A pesquisa foi conduzida internamente e os resultados analisados por área e de forma institucional.

Na maioria, os colaboradores dizem perceber que estão aprendendo cada vez mais e que possuem oportunidade de crescer e de se desenvolver na organização. Da mesma forma, se sentem satisfeitos e motivados com o trabalho que realizam.

A busca por reconhecimento e gostar do que faz é um atributo que traz felicidade no trabalho.

As variáveis com maior satisfação são: reputação do empregador; gestão da sustentabilidade, diversidade, gestão estratégica e Objetivos.

Para a Unimed Litoral é um orgulho saber a empresa tem um grande significado pessoal para 91,9% dos colaboradores respondentes. Da mesma forma, 96,4% sentem orgulho em dizer que trabalham na empresa.

Acima de 90% de satisfação também ficaram as sentenças que investigam a confiança que seus colaboradores tem na empresa; os valores pessoais são similares aos valores defendidos pela empresa; e a percepção de que a Unimed Litoral entrega um serviço/atendimento de qualidade para seus clientes.

Resultados dos anos anteriores:

  • 2020 (92%)
  • 2021 (90%)
  • 2022 (86%)

(GRI 2-29)

CERTIFICAÇÕES – FOCO CONSTANTE NA QUALIDADE

Mantido nível I no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (RN 507) que garante excelência em gestão organizacional; gestão em saúde, rede prestadora e experiência do beneficiário.

Mantido o nível 1 da operadora no Programa de Certificação em Atenção Primária à Saúde, APS, (Resolução Normativa  506) comprovando o cumprimento de 100% das boas práticas em Atenção Primária à Saúde.

Na pesquisa de satisfação dos clientes, baseada na metodologia NPS (“Net Promoter Score”), a meta da Unimed Litoral é de 85% e no ano de 2023, obteve 85,80%. Essa pesquisa é permanente, diária, oferecendo oportunidade de manifestação a todos os pacientes atendidos.

Renovada a certificação QMentum International™ Diamond, no Hospital Unimed, que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, utilizando critérios globais de validação.

CDU prossegue certificado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, no Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), que exige sustentabilidade, qualidade e segurança na execução de todos os fluxos e aplicação das normas vigentes, principalmente na gestão da qualidade dos equipamentos.

O Laboratório da Unimed Litoral prossegue no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que avalia desde o atendimento ao cliente até a liberação do laudo e a sistemática de contato com médicos, quando necessário.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) em 2023,  foi Nota 1, que  reconhece mais uma vez a melhor performance. O índice é composto por Qualidade em Atenção à Saúde; Garantia de Acesso; Sustentabilidade no Mercado; Gestão de Processos e Regulação.

Outras ações de destaque da qualidade em 2023

Em 2023 a Unimed ampliou o investimento na promoção e prevenção da saúde mental dos seus colaboradores, reforçando momentos de desenvolvimento sobre o tema, através de treinamentos e ações de conscientização sobre o tema, assim como na ampliação da agenda do acolhimento psicológico realizado por psicólogas terceirizadas, vinculadas a área de Saúde Ocupacional, além de reforçar a equipe de Saúde Ocupacional com a entrada de um profissional de Psicologia do Trabalho.

Tivemos um aumento de 8% no número de atendimentos realizados, em relação ao ano anterior, referente a demandas psicológicas, com isso também evidenciamos uma redução de 4% nos afastamentos dos colaboradores que passaram pelo serviço de acolhimento psicológico, em relação ao período anterior.

“Quando cuidamos do bem-estar emocional e psicológico dos funcionários,
vemos um aumento significativo
na motivação, na criatividade e na produtividade.”

  • O Hospital da Unimed Litoral mantém o seu Conselho Consultivo de Pacientes.
  • Monitores atuam nas áreas disseminando a cultura do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
  • O Grupo do Programa de Melhoria da Qualidade atua na implantação de requisitos de certificações e no aperfeiçoamento do SGQ.
  • Alô Qualidade – Em seis ocasiões por ano, são realizadas ligações, quando o colaborador deve atender e responder perguntas do SGQ. É uma estratégia de disseminação do SGQ.
  • Auditorias internas disseminam os requisitos de governança e manutenção do atendimento de qualidade.
  • 55 novas ideias foram apresentadas por colaboradores no MoveMente, o programa de Inovação que incentiva a geração de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos da Unimed Litoral.
  • A série de treinamentos Games at Work abordou temas de segurança do paciente como cadeia medicamentosa; dispositivos assistenciais; protocolo de quedas; identificação correta do paciente; comunicação efetiva e higiene de mãos. Foram 1.380 participações em 2023, ano em que o projeto foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, obtendo o certificado de Prêmio Ser Humano Santa Catarina, como referência em desenvolvimento humano.
  • O evento Destaques do Ano 2023 reconheceu os colaboradores que fizeram além do que foi proposto na sua área de atuação; se envolveram nos projetos da qualidade e se doaram sem igual. Foram 51 colaboradores homenageados com troféu e brindes. Os projetos destacados foram Efetividade na análise dos indicadores; Núcleo de Segurança do Paciente; Protocolos Clínicos; Simulado de Segurança e Games at Work.
  • Prêmio Ser Humano – Premiada nacionalmente pelo Programa Semear, na categoria Jovens Talentos. No Prêmio Ser Humano SC foi premiada na categoria Gestão de Pessoas – Desenvolvimento com o Programa Games At Work: Metodologia Ativa no Desenvolvimento de Pessoas no Ambiente Hospitalar; na categoria Gestão de Pessoas – ESG o programa premiado foi Cultura de Integridade. Na categoria Gestão de Pessoas – excelência organizacional o prêmio foi para o Programa de Sucessão: Preparando Líderes para a Gestão. A premiação busca valorizar os trabalhos que levaram em conta, sempre de forma equilibrada, os interesses das pessoas, organizações e sociedade, gerando resultados mensuráveis.

Saúde e segurança do trabalho

A Unimed Litoral investe e cuida dos seus colaboradores de maneira sistemática desde o primeiro dia em que eles vêm trabalhar conosco.

Ainda na fase da experiência eles usufruem do Pro-Saúde, programa de saúde e qualidade de vida; da Atenção Personalizada à Saúde no Espaço Viver Bem; Ginástica Laboral; Grupo de Trilhas; treinamentos técnicos; treinamentos comportamentais; biblioteca ambulante; ônibus fretado e outras vantagens.

Após efetivado, além das vantagens da fase de experiência o colaborador passa a ter plano de saúde 100%; plano odontológico; rograma para aposentadoria; auxílio-educação; treinamentos externos; participação nos resultados; vale-alimentação; prêmio assiduidade; licença paternidade cidadã; licença maternidade cidadã; quinquênio, prêmio aposentadoria; associação dos funcionários etc.

(GRI 2-29)

Incentivo ao esporte e à cultura de Itajaí

Todos os anos a Unimed Litoral investe em projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e à Cultura de Itajaí.

Ao reverter o valor de pagamento do imposto em projetos sociais, a Unimed Litoral contribui com o desenvolvimento município e da comunidade.

(GRI 413-1)

Atenção à saúde da comunidade

O PACSC – Programa de Atenção Complementar à Saúde da Comunidade – iniciou em 1998 em parceria com instituições sem fins lucrativos que prestam atendimento principalmente a pessoas com deficiência intelectual dos 13 municípios da área de abrangência da Unimed Litoral.

Através do Programa, disponibilizamos gratuitamente guias de consultas médicas e de mamografias.

(GRI 413- 1)

Programa de Inclusão da Diversidade

O Programa de Inclusão da Diversidade – PRIDE – interno e destinado aos colaboradores de toda a Unimed Litoral, promove workshops, rodas de conversa, palestras sobre os temas que englobam a diversidade como pessoas com deficiência, autismo, questões de gênero, cor e raça.

Dentro do programa também são ofertas aulas de Libras aos colaboradores.

(GRI 406-1)

Política de sustentabilidade

Acreditamos que cada tomada de decisão fortalece uma cultura de sustentabilidade transversal, onde há espaço para o inédito, para valorizar as relações e consolidar os valores cooperativistas presentes em nossa essência e identidade organizacional.

Clique aqui para ler na íntegra nossa Política de Sustentabilidade.

(GRI 2-23 e GRI 2-24 e GRI 3-3)

Programa Esporte Comunitário

Com a finalidade de promover atividades esportivas para crianças e adolescentes, visando a saúde, o bem-estar e o exercício da cidadania, o programa é realizado pela Unimed Litoral e o Instituto Unimed na modalidade surfe.

Anualmente são ofertadas aulas de surfe gratuitamente aos alunos de escolas públicas do município de Itajaí/SC.

(GRI 413-1)

Instituto Unimed

O Instituto é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

A Filial Litoral, criada em 2010, exerce seu papel socialmente responsável, educacional, visando a melhoria da qualidade de vida onde o sistema Unimed em Santa Catarina está inserido.

(GRI 413-1)

Viver Bem na Escola

O Programa Viver Bem na Escola tem como objetivo promover ações educativas para a prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida junto a comunidades escolares.

O Programa busca proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas que ultrapassem os muros da escola e sejam incorporadas na rotina familiar, por meio de uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos, desafiando-os a construir conceitos sobre qualidade de vida e a refletir sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa, saudável e feliz.

Os temas trabalhados são alimentação saudável, prevenção de acidentes, qualidade de vida, sexualidade na adolescência e higiene pessoal, entre outros.

(GRI 413-1)

Unimed nas Escolas

Criado em 2022, consiste em levar a escolas públicas dos 13 municípios onde a Unimed Litoral atua, ensinamentos de primeiros socorros a alunos e professores, para que saibam como proceder em urgências e emergências até a chegada do socorro especializado.

As aulas são ministradas por socorristas do SOS Unimed.

(GRI 413-1)

GESTÃO AMBIENTAL

Planejado em 2021, o Programa Unimed + Digital, além de outras medidas de sustentabilidade, causou profundas mudanças na forma de trabalharmos, o que resultou, em 2022, na redução de 40% na geração de resíduos comuns e aumento de 66% na separação para reciclagem.

Em 2023 continuamos avançando com diversas iniciativas, dentre elas passamos a disponibilizar a maioria dos resultados de exames através do APP Unimed Litoral, evitando a impressão de milhões de páginas de papel.

Nossos compromissos são bem claros, insistentemente divulgados e conhecidos por todos os colaboradores: a Unimed Litoral é signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, um programa de 17 metas visando superar desafios enfrentados pela população mundial; e dentre essas metas está proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

(GRI 2-28)

Energia

Consumo anual de energia  em kWh

  • 2022 – 1.859.195,79
  • 2023 – 2.005.342,05

Houve um aumento de 7,86% entre 2022 e 2023, decorrente de ampliação da estrutura de atendimento como Maternidade da Unimed Litoral, Núcleo Navegantes, Núcleo 4ª Avenida, Núcleo Itaipava e ampliação do 4º andar do Hospital Unimed, incluindo novos leitos de UTI e Internação.

O consumo consciente de energia elétrica é realizado e incentivado através das seguintes práticas:

  • Uso de lâmpadas de LED em todas as dependências.
  • Uso de sensores, garantindo que as luzes fivarão acesas apenas quando houver circulação de pessoas.
  • Preferência por aquisição de aparelhos eletroeletrônicos com selo de eficiência A do Inmetro/Procel.
  • Incentivo ao colaborador para priorizar iluminação e ventilação naturais.
  • Limpeza periódica dos filtros de ar-condicionado, visando saúde das pessoas e redução do consumo energético.
  • A Unimed Litoral migrou para o Mercado Livre de Energia, priorizando o uso de fontes renováveis e sustentáveis.

(GRI 302-1)

Água

Consumo anual de água (em litros)

  • 2021 – 37.390.000
  • 2022 – 44.656.258
  • 2023 – 60.417.000

Houve um aumento de 35,29%, devido à ampliação da estrutura de atendimento como Maternidade da Unimed Litoral, Núcleo Navegantes, Núcleo 4ª Avenida, Núcleo Itaipava, ampliação do 4º andar do Hospital Unimed -e consumo na obra do novo hospital de Itajaí.

A principal fonte utilizada é a rede pública de abastecimento. No Hospital da Unimed Balneário Camboriú também é utlizada água pluvial, coletada e armazenada em cisterna para lavação de calçadas. 

Usamos redutores em todas as torneiras do Hospital Unimed, local de maior consumo deste recurso.

Anualmente, é realizada a “Semana do Meio Ambiente” onde são abordados temas relacionados à conscientização ambiental e incentivadas práticas conscientes de uso e consumo de recursos naturais.

(GRI 302-1)

Resíduos

Volumes gerados

Resíduos não perigosos recicláveis

  • Em 2022: 43,06 t
  • Em 2023: 46,16 t
  • Variação: + 7,2%
  • Destinação: reciclagem.

Resíduos não perigosos comuns

  • Em 2022: 65,46 t
  • Em 2023:  68,80 t
  • Variação: + 5,1%
  • Destinação: aterro.

Resíduos perigosos infectantes

  • Em 2022: 170,97 t
  • Em 2023: 204,37 t
  • Variação: + 19%
  • Destinação: autoclavagem

Resíduos perigosos químicos

  • Em 2022: 8,21 t
  • Em 2023: 11,72 t
  • Variação: + 42,75%
  • Destinação: incineração.

Resíduos perigosos perfurocortantes

  • Em 2022: 10,94 t
  • Em 2023: 28,02 t
  • Variação : + 167,11%
  • Destinação: incineração.

A Unimed Litoral busca constantemente alternativas sustentáveis para melhoria de seus processos, visando redução dos impactos ambientais gerados por suas atsvidades

Os resíduos são classificados como comuns, recicláveis, infectantes, químicos e perfurocortantes.

Os recicláveis, em sua maioria, são gerados em áreas administrativas e incluem embalagens plásticas, papel e papelão.

Em 2023 foram recicladas cerca de 46 toneladas de resíduos de plásticos e papelão, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior. Todo o resíduo reciclável é destinado à cooperativas de reciclagem.

Houve aumento na geração de resíduos infectantes, químicos e perfurocortantes, devido à expansão dos serviços oferecidos aos pacientes, em especial pela aquisição da Maternidade Santa Luiza, crescimento de 16% nas cirurgias gerais, de 175,2% nas cirurgias robóticas e 77% nas internações em leitos de UTI.

A reciclagem de resíduos é monitorada e incentivada, através de palestras de conscientização, disponibilização e identificação de lixeiras apropriadas, intensificação de auditorias e constantes orientações aos colaboradores.

(GRI 306-2)

SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE

No ano de 2023 a Unimed Litoral recebeu 64 Notificações de Intermediação Preliminar (NIP) , mantendo a quantidade recebida em 2022.

Das notificações recebidas em 2023, 52 foram consideradas como improcedentes e 12 ainda seguem em análise.

A NIP é uma mediação administrativa de conflito entre cliente e operadora de saúde, através da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Após recebimento de uma notificação, é realizado um comitê entre os setores envolvidos, onde são discutidas as tratativas, a elaboração do retorno à ANS e a criação de planos de ação para oportunidades de melhoria identificadas.

(GRI 416-2)

PROTEÇÃO DE DADOS

A Unimed Litoral trata com seriedade, confidencialidade e integridade todos os dados pessoais que se encontram sob a sua responsabilidade. Cuidamos não apenas da saúde das pessoas, mas também do sigilo das informações dos pacientes, colaboradores, médicos, prestadores de serviço e fornecedores.

Isso já era assim e foi reforçado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Realizamos periodicamente o mapeamento de tratamento de dados pessoais, para correção ou amenização do riscos, através de planos de ação e monitoramento contínuo.

Temos uma Política de Segurança da Informação, com comunicação interna para disseminadas boas práticas e uma  cultura da privacidade.

Em 2023 registramos três incidentes de baixa complexidade relativos a proteção de dados.

A tutela da saúde é um Direito Fundamental previsto na Constituição de 1988. Assim, quando for necessária a realização de um procedimento para proteger a saúde de um indivíduo, poderão ser utilizados os seus dados com essa justfiicativa.

(GRI 418-1)

MATERIALIDADE

Esse relatório foi elaborado utilizando como referência a metodologia Global Reporting Initiative – GRI, em sua versão Standards.

Para elaboração da matriz de materialidade foram consultadas  lideranças internas, para identificar os temas mais relevantes entre os sugeridos pela GRI e aqueles alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Posteriormente, fizemos uma consulta externa com colaboradores, clientes, fornecedores, governo e sociedade. 

Ao final do processo, os temas tidos como materiais foram os seguintes:

 

  • Desempenho econômico;
  • Comunidades locais;
  • Não discriminação;
  • Resíduos;
  • Presença no mercado;
  • Emprego;
  • Saúde e segurança dos clientes;
  • Privacidade dos clientes;
  • Água;
  • Energia;
  • Treinamento e Educação.

 

(GRI 3-1 e GRI 3-2)

ÍNDICE GRI

Índice Sumário GRI
Declaração de uso A Unimed Litoral reportou tendo como referência as diretrizes das Normas GRI em sua versão Standards para o período 01/01/2023 até 31/12/2023.
GRI STANDARD CONTEÚDO PÁGINA(S) / CONTEXTO / LINKS
GRI 2: Conteúdos Gerais 2021 2-1 Detalhes da organização

2;

3;

4;

5;

6;

7

8

2-2 Entidades incluídas no relato de sustentabilidade da organização Operadora e recursos próprios (Hospital, Maternidade, Laboratório, entre outros descritos no relatório)
 2-3 Período de relato, frequência e ponto de contato 23
 2-4 Reformulações de informações Não há
2-5 Verificação externa Esse relatório não foi submetido a verificação ou auditoria externa.
2-6 Atividades, cadeia de valor e outras relações de negócios 3; 4; 5; 6; 7 e 8
2-7 Empregados 1 e 15
2-9 Estrutura de governança e sua composição 1
2-11 Presidente do mais alto órgão de governança 1
2-14 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade 1
2-22 Declaração sobre estratégia de desenvolvimento sustentável 1
2-23 Compromissos de política 2 e 18
2-24 Incorporação de compromissos de política 2 e 18
2-28 Participação em associações 19
2-29 Abordagem para engajamento de stakeholders 16 e 18
2-30 Acordos de negociação coletiva Atualmente 100% dos colaboradores cobertos por acordos de negociação coletiva
TEMAS MATERIAIS
GRI 3: Temas Materiais 2021  3-1 Processo de definição de temas materiais 22
3-2 Lista de temas materiais 22
3-3 Gestão dos temas materiais 2 e 18
TEMA MATERIAL: Desempenho Econômico
GRI 201: Desempenho Econômico 201-1 Valor econômico direto gerado e
distribuído
TEMA MATERIAL: Presença de Mercado
GRI 202: Presença de Mercado 202-1 Proporção do menor salário pago, por gênero, comparado ao salário-mínimo local 13
202-2 Proporção dos membros da alta administração contratados na comunidade local 13
TEMA MATERIAL: Energia
GRI 302: Energia 302-1 Consumo de energia dentro da organização 19
TEMA MATERIAL: Água
GRI 303: Água 303-1 Consumo de água por fonte 19
TEMA MATERIAL: Resíduos
GRI 306: Resíduos 306-2 Resíduos por tipo e método de disposição 2 e 19
TEMA MATERIAL: Emprego
GRI 401: Emprego 401-2 Benefícios para empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período 15
TEMA MATERIAL: Treinamento e Educação
GRI 404: Treinamento e Educação 404-1 Média de horas de capacitação por ano, por empregado 16
404-3 Percentual de empregados que
recebem avaliações regulares de desempenho e de
desenvolvimento de carreira
16
TEMA MATERIAL: Não Discriminação
GRI 406: Não Discriminação 406-1 Casos de discriminação e medidas
corretivas tomadas
18
TEMA MATERIAL: Comunidades Locais
GRI 413: Comunidades Locais 413-1 Operações com engajamento,
avaliações de impacto e programas de
desenvolvimento voltados à comunidade local
2 e 18
TEMA MATERIAL: Saúde e Segurança do Cliente
GRI 416: Saúde e Segurança do Cliente  416-2 Casos de não conformidade relativos a impactos na saúde e segurança de categorias de produtos e serviços 20
TEMA MATERIAL: Privacidade do Cliente
GRI 418: Privacidade do Cliente 418-1 Queixas comprovadas relativas a
violação da privacidade e perda de dados de clientes
21

 

RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE ANOS ANTERIORES

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