Tomografia computadorizada de 64 canais

O que é?

Exame radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas através de cortes ou fatias (slices). 

Quando é indicada?

A critério do médico, para auxiliar no diagnóstico quando ele julgar necessário.

Como me preparo?

Pedimos jejum de quatro horas para exames eletivos, aqueles que são marcados com antecedência.

É importante você chegar 30 minutos antes do horário marcado ao Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), para trocar de roupa e responder a um questionário da sua história clínica, com informações importantes para a realização de um exame seguro e de qualidade.

Pacientes renais podem fazer uso do contraste, com segurança e para isso temos protocolos que garantem a avaliação prévia para evitar riscos. Nosso laboratório é bem equipado e realizamos exames de creatinina para avaliar a função renal antes da realização do exame sempre que necessário.

Nosso contraste é iodado, porém de uma geração atual, onde o risco de administrar é monitorado através de protocolo específico e medicação prévia.

Estamos sempre preparados para qualquer adversidade.

O resultado demora?

Dois dias úteis.

Quanto tempo demora?

O exame em si demora de 5 a 15 minutos, mas o paciente deve reservar de uma a três horas até ser liberado, pois pode ser necessário tomar contraste oral, o que exige mais tempo.   

Quem não pode fazer?

Gestantes antes do fim do primeiro trimestre de gravidez

Vou sentir dor?

Não, o exame é indolor. 

Como é feito?

A paciente fica deitada em uma mesa que se movimenta para frente e para trás, através de  um círculo que é o tomógrafo, como pode ser visto na foto acima. É dessa forma que as imagens são geradas.

Como marcar?

Através dos canais da aba Fale conosco, neste link

A tomografia multislice 64 canais é um aparelho de última geração que possibilita realizar exames com até 128 cortes, proporcionando ao médico radiologista que laudará seu exame uma avaliação segura e precisa.

Após o exame ser realizado, profissionais especializados realizam a reconstrução das imagens obtidas.

Por vezes, quando seu médico solicita ou ainda quando são identificados dados importantes em seu exame, é realizada a reconstrução tridimensional.

Com esta tecnologia, as imagens do seu exame ficam mais claras, objetivas para melhor interpretação e diagnóstico do médico radiologista e de seu médico assistente.

Após a sua chegada ao Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), a equipe de enfermagem preenche um questionário, com a sua ajuda, identificando pontos importantes da sua história clínica que darão tranquilidade para realização de um exame seguro, dentro das normas legais e do Código de Ética Médica em relação ao consentimento sobre o exame a ser realizado.

A equipe de enfermagem formula perguntas ao paciente, referentes aos motivos pelos quais veio realizar a tomografia.

Essas informações são de suma importância na execução e definição de utilização ou não de contraste.

Dependendo da indicação clínica e do exame a ser realizado, é necessária a utilização do contraste, podendo ser via endovenosa ou oral.

A administração do contraste é decidida durante a realização do exame, podendo em alguns casos ser prevista no momento do agendamento.

O paciente deverá assinar o termo de ciência da possível utilização ou não do contraste.

O dia em que o paciente fará o exame de tomografia computadorizada deve ser rotineiro, comendo normalmente, obedecendo ao horário do jejum orientado no ato do agendamento de seu exame e tomando as medicações usuais, sem alterações.

Quando o exame for realizado com injeção de contraste endovenoso, ou ingestão de contraste oral, o paciente é preparado pela equipe de enfermagem e orientado sobre o que acontecerá durante o procedimento.

Na sala de exame, o paciente será posicionado sobre uma mesa que deslizará por um grande arco que compõe a máquina. Em média, o exame é executado de cinco a dez minutos.

O CDU orienta que gestantes não devem realizar exames de tomografia computadorizada, antes do fim primeiro trimestre de gravidez.

Os pacientes que possuem insuficiência renal podem realizar exames de tomografia computadorizada, porém o uso do contraste, bem como o seu preparo, será avaliado minuciosamente pela equipe médica garantindo assim a segurança.

Pessoas com história prévia de alergia aos compostos iodados e pacientes portadores de asma brônquica, serão avaliados pelo médico radiologista de plantão no dia do exame. Ele orientará o preparo adequado do cliente, com medicações profiláticas e, caso necessário, definirá métodos de diagnóstico mais seguros.

O Centro de Diagnóstico Unimed, preocupado com um atendimento de excelência, deu início no ano de 2013 à execução de exames de tomografia com baixa exposição para pacientes pediátricos e oncológicos.

Pensando naqueles pacientes com medo de lugares fechados, ou com dados clínicos e história que indiquem alergias graves a medicações, o CDU realiza exames de tomografia com acompanhamento de anestesista.

Sendo assim, é importante que no momento do agendamento de seu exame, informe à atendente se possui algum dado que sugira a realização de seu exame com acompanhamento anestésico.

EXAMES COM ANESTESIA

No momento do agendamento de seu exame é importante que você informe se tem fobia a lugares fechados, se possui implantes metálicos no corpo ou se usa marca-passo cardíaco.

Em alguns casos específicos é necessária anestesia com acompanhamento profissional e também com acompanhamento de algum responsável ou familiar

A anestesia normalmente é recomendada para pacientes com movimentos involuntários e crianças.

Skip to content