ALERTA SOBRE PEDIDOS DE VALORES

Não pedimos por telefone, whatsapp ou e-mail valores a serem depositados para tratamentos, exames ou outros procedimentos médicos. Diante de situações como essas, nos avise imediatamente.

ALTA HOSPITALAR

Após liberação da alta para casa, o leito deverá ser liberado em até 1 hora. Passado o tempo limite haverá cobranças adicionais de acomodação.

PRONTUÁRIO MÉDICO

O prontuário do paciente é um documento legal e as informações são confidenciais e protegidas por lei. Caso necessite cópia do seu prontuário,  procure a recepção de internação em horário comercial ou requisite através deste link 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O HOSPITAL DA UNIMED ITAJAÍ

O Hospital Unimed Litoral de Itajaí é referência em serviços de alta complexidade, inovação e atendimento humanizado de excelência.

Conta com uma estrutura moderna , em 35.000 m2 de área, para oferecer serviços essenciais de cuidado à saúde.

A Unimed Litoral tem compromisso com a busca constante pela excelência, por isso possui acreditações e certificações reconhecidas no Brasil e no exterior.

Os investimentos em tecnologia e treinamento são constantes, para oferecer atendimento personalizado e humano a todos os pacientes.

  • Pronto Atendimento para adultos e crianças, 24 horas, em nível de excelência.
  • Médicos presentes  24h nas unidades de internação.
  • Equipe multidisciplinar (Nutrição, Farmácia Clínica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social).
  • Serviço de Oncologia ambulatorial e internação (a partir de 2 de setembro de 2025)
  • Leitos de internação em apartamentos e enfermaria.
  • Centro de diagnósticos por imagens (com agendamento)
  • Consultórios médicos (com agendamento)
  • Laboratório dedicado ao hospital.
  • Estacionamento 24h.
  • Cafeteria no térreo.

PA ADULTO E PA PEDIÁTRICO

Alguns sintomas indicam que o paciente deve procurar o Pronto Atendimento:

  • Dor no peito ou na parte superior do abdômen.
  • Alterações na visão.
  • Fraquezas e desmaios repentinos.
  • Dificuldade para falar.
  • Tossir ou vomitar sangue.
  • Dores repentinas e severas.
  • Confusão ou mudança no estado mental.
  • Dificuldade ou perda da força em braços e/ou pernas.

Protocolos

Os atendimentos são regidos por regras padronizadas, como o Protocolo de Manchester, que classifica os riscos e organiza a ordem dos atendimentos priorizando pacientes com maior gravidade.

Também há protocolos para dor torácica (infarto agudo do miocárdio ou enfarte do coração), Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral e Sepse.

Estrutura

O serviço de emergência do Hospital Unimed Litoral Itajaí é formado pelo Pronto Atendimento Adulto, Pronto Atendimento Pediátrico e SOS Unimed e atendimento pré-hospitalar, unidades estratégicas que são a principal porta de entrada dos serviços hospitalares.

O PA Adulto está localizado no andar térreo do hospital com acesso lateral à edificação, dotado de salas para classificação de risco e complexidade; consultórios médicos; salas para pequenos procedimentos; salas estruturadas para medicações rápidas; leitos de observação com macas e camas elétricas, para melhor acomodação dos pacientes; monitoramento contínuo dos pacientes, com equipamentos modernos; quarto de isolamento com banheiro e ante-sala; sala de procedimentos ortopédicos; sala de emergência com eletrocardiograma, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, ventiladores mecânicos pulmonares e desfibriladores cardíacos.

É uma área dedicada ao atendimento de pacientes críticos; com serviços de apoio diagnóstico e terapia contínuos, dentre eles laboratório, tomografia, raio-X e farmácia.

O PA adulto realiza atendimento em geral, com presença de médicos clínicos, cardiologistas e ortopedistas, além de retaguarda contínua das demais especialidades, na forma de escalas e sobreaviso.

O PA Pediátrico está localizado tambem no térreo, com acesso lateral da edificação, uma área reservada e dedicada ao atendimento infantil, com estrutura semelhante à do PA Adulto e retaguarda dos demais serviços do hospital.

Protocolo de Manchester

O Pronto Atendimento da Unimed Litoral usa o Protocolo de Manchester- um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo- para que os pacientes sejam  atendidos de maneira rápida e eficaz, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Ao ser avaliado na chegada ao Pronto Atendimento, o paciente recebe uma pulseira colorida cujo significado das cores é o seguinte

Vermelho – Emergência, atendimento imediato devido ao risco de perder a vida.
Laranja – Muito urgente, atendimento em até 10 minutos, pois a condição pode se agravar.
Amarelo – Urgência moderada, atendimento em até 60 minutos, baixo risco de agravo imediato à saúde.
Verde – Pouco urgente, atendimento em até 120 minutos, baixo risco de agravo imediato à saúde.
Azul – Não urgente, atendimento em até 240 minutos, sem risco imediato à saúde.
Branco – Nada urgente, atendimento em mais de 240 minutos, sem risco imediato à saúde.

PA DIGITAL ADULTO E PEDIÁTRICO

A taxa de resolução do PA Digital é superior a 90%

  • Mais de 90% dos pacientes que procuraram o PA Digital, não precisaram ir ao Hospital da Unimed Litoral.

A Unimed Litoral coloca à disposição de seus clientes o PA Digital, para adultos e crianças, um serviço que permite avaliar, à distância, sintomas como febre, dores, indisposições etc. 

Esteja onde estiver, o cliente pode entrar em contato com uma equipe de médicos e outros profissionais de saúde, usando o APP Unimed Litoral, ou acessando o portal unimedlitoral.com.br

Ao entrar em contato com o PA Digital, o paciente é recebido pelo Robô Laura, que através de perguntas simples encaminha o próximo passo que poderá ser a orientação de um médico ou outro profissional da equipe multidisciplinar de saúde.

COMO ACESSAR

Com o APP Unimed Litoral

Ou no portal www.unimedlitoral.com.br/padigital.

Funcionamento: 24 horas, todos os dias.

ONCOLOGIA

Oncologia da Unimed Litoral une modernidade com cuidado

INICIARÁ SUAS ATIVIDADES EM ITAJAÍ EM SETEMBRO DE 2025

O centro de Oncologia, localizado no Hospital da Unimed litoral Balneário Camboriú, iniciou seu funcionamento em 2010 e agora extende sua estrutura para o novo Hospital da Unimed Itajaí

Centro de Oncologia

No centro de Oncologia do Hospital da Unimed são realizadas sessões de quimioterapia, tratamentos de imunoterapia, hormonioterapia, terapia-alvo, anticorpo monoclonal e imunobiológicos, além de dispensação de medicamentos oncológicos orais.

A equipe multiprofissional é formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, todos com grande experiência na área de oncologia que oferecem ao paciente o melhor tratamento, através de recursos tecnológicos de ponta, com foco no atendimento humanizado.

Os pacientes em tratamento oncológico são monitorados durante todo o tratamento para averiguar possíveis efeitos colaterais e receber orientações (através de telefone). Também têm contato direto e em tempo integral, com a equipe médica e multiprofissional para sanar dúvidas.

Para completar o ciclo de atenção e fortalecimento, a Unimed Litoral oferece o grupo de apoio Acolher, no Espaço Viver Bem, que promove encontros para conversas e troca de experiências.

Para mais informações acesse neste link a cartilha com orientação a pacientee oncológicos.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A equipe Multidisciplinar é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais e fonoaudiólogas, que estão diretamente envolvidos com todas as áreas do hospital.
A equipe atua no cuidado ao paciente, de forma individual e especializada. Para isto desenvolvem vários projetos e ações que agregam o serviço, sempre levando em consideração a experiência do paciente.

Alguns projetos desenvolvidos:

  • Acolhimento familiar com equipe de psicologia, que envolve visitas estendidas aos familiares de pacientes internados na UTI, que atendam aos critérios pré-estabelecidos.

  • Acompanhamento psicológico durante o tratamento quimioterápico para pacientes oncológicos.
  • Suporte emocional durante o período de hospitalização.
  • Assistência nutricional beira leito, com aplicação de triagem para diagnóstico nutricional e monitoramento conforme alinhamento em plano terapêutico. Realizamos anamnese alimentar para melhor entendimento dos hábitos alimentares e possíveis alergias e/ou intolerâncias alimentares e dessa forma individualizar a dieta conforme quadro clínico.
  • O Serviço Social atende a pacientes e familiares em situação de vulnerabilidade e riscos sociais. Atua diretamente e de forma humanizada no suporte a pacientes e familiares no processo de desospitalização.
  • Avaliação fonoaudiológica beira leito personalizada considerando as necessidades específicas de cada paciente, atuando com a equipe multiprofissional no planejamento terapêutico e na reabilitação. 
  • Projeto “Caminha Comigo?” que realiza atendimentos de fisioterapia personalizado, a partir das preferências e hábitos de vida de cada paciente, com apoio dos familiares.
  • Projeto Gameterapia que utiliza o recurso do video game no processo de reabilitação.

Digital e Integral

Além disso, todas as rotinas assistenciais são construídas com base na qualidade em saúde, portanto a equipe multidisciplinar participa efetivamente de todas as atividades assistenciais básicas diárias, como por exemplo o round multidisciplinar da UTI e internações, grupos de estudos científicos e de atualização, núcleo de segurança do paciente e treinamentos institucionais.

A equipe conta com o auxílio de um sistema digital compartilhado em tempo real, que apresenta os indicadores de serviço, e estes estão diretamente ligados a qualidade  assistencial. Isto demonstra a importância de desenvolver e aplicar o melhor atendimento, prezando pela segurança e cuidado para com os pacientes e familiares.

De forma geral, hoje a equipe multidisciplinar atua de forma integral no cuidado ao paciente, se envolvendo em todos os processos e agregando valor ao atendimento.

SOS UNIMED

O SOS Unimed Litoral é um serviço de atendimento pré- hospitalar, ininterrupto (24×7), acionado através de uma central de regulação.

Dependendo da necessidade do paciente, é enviado um tipo específico de ambulância e uma equipe profissional adequada a cada caso.

Como acionar o SOS Unimed

Ligue 0800 0 488 488.

O atendente passará a ligação ao médico de plantão para avaliar o caso e, se confirmada a necessidade, o cliente continuará sendo orientado enquanto a ambulância se desloca ao local do atendimento.

Como contratar o SOS Unimed:

Ligue para 0800 047 2100 / 047 984129024 ou envie e-mail para gestaodevendas@unimedlitoral.coop.br

 Tipos de serviços prestados:

SOS Unimed – Serviço de atendimento de urgência e emergência móvel prestados aos clientes da Unimed Litoral.

SOS Remoções Hospitalares – Serviço que garante o deslocamento de pacientes, acompanhado por profissionais de saúde experientes (médicos, enfermeiros e motoristas socorristas). As remoções terrestres são disponibilizadas em casos de alta hospitalar (mediante solicitação médica) ou realização de exames e transferências inter-hospitalares (quando o contratante solicita). As remoções de suporte avançado envolvem médico intervencionista, enfermeiro e motorista socorrista. Nas de suporte básico, atuam técnico de enfermagem e motorista socorrista.

SOS Serviços Particulares – Serviço de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar e remoções prestados em caráter particular.

SOS Área Protegida – Serviço que garante atendimento de urgência e emergência para qualquer pessoa (funcionários, clientes, fornecedores e visitantes) que se encontre nos limites físicos da Área Protegida.

SOS Eventos – Serviço que garante atendimento presencial por uma equipe de urgência e emergência no local de uma festa ou evento.

Em todos os casos o paciente é atendido no local e, se necessário, após avaliação médica, é transportado para o hospital de referência.

CHECK-UP EM 1 DIA

Em apenas 1 dia o paciente passa por uma bateria de exames e consultas, para avaliar seu estado geral de saúde.

Com a segurança dos Hospitais da Unimed Litoral.

Para receber informações completas preencha o formulário, neste link