No Dia do Coração a Unimed Litoral reforça a necessidade de prevenir as doenças que mais matam no Brasil e no mundo

29/09/2020 | Notícias Unimed

Leitura por voz

Nos 12 meses anteriores à pandemia, a Unimed Litoral registrou 680 cirurgias cardíacas e mais de 21 mil consultas eletivas com cardiologistas, num esforço contínuo para prevenir as doenças que mais matam no Brasil e no mundo, as cardiovasculares.

Neste 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, o “cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia na internet deverá ultrapassar as 301.000 mortes por causas cardiovasculares no Brasil, desde janeiro, motivo mais do que suficiente para renovar todos os alertas possíveis em relação à doença.

A Unimed Litoral mantém, em seu programa de Atenção Personalizada à Saúde, diversos grupos que contribuem para a saúde do coração e os mais procurados são o Reduzir (reeducação alimentar), Pilates (exercícios de baixa intensidade) e Zen (para ansiedade e estresse).

Existe um grupo específico, o Coração Valente, para a recuperação dos pacientes de Infarto Agudo do Miocárdio; Síndrome Coronariana Aguda; cirurgia de revascularização miocárdica; angioplastia coronária; angina estável, reparação ou troca valvular; transplante cardíaco ou cardiopulmonar; insuficiência cardíaca crônica; doença vascular periférica; doença coronária assintomática e os de alto risco para doença cardiovascular.

A reabilitação cardíaca neste grupo pode iniciar 72 horas depois do pós-cirúrgico, sendo clinicamente efetiva, segura e está associada com a redução de internações subsequentes.

Não existem dúvidas que a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares é ir regularmente ao médico, pois é ele quem poderá identificar e buscar corrigir os principais fatores de risco como hipertensão; dislipidemia, obesidade, sedentarismo, tabagismo e diabetes.

É importante todas as pessoas levarem em conta que o tratamento da hipertensão e o controle dos principais fatores de risco reduzem em até 80% a mortalidade por doenças do coração e que a Unimed Litoral oferece todos os recursos para quem busca esse objetivo.

Serviço
Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Litoral
Para conhecer as duas dezenas de grupos para prevenção e recuperação, clique aqui https://www.unimed.coop.br/viver-bem

Endereço: Rua Luci Canziani, 395 – Praia Brava – Itajaí – SC- Fone: 47 3247.6900 – e-mail: viverbem@unimedlitoral.com.br

Artigo

A bomba da vida
*Dr. Alex Omairi

Neste dia 29 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Coração, o dia da “máquina da vida”.

Esse órgão tão complexo e fascinante, é responsável por bilhões de batimentos ao longo de uma vida, permitindo a circulação de oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e tecidos do corpo.

O interesse pelo seu estudo e conhecimento vem desde os tempos primitivos. Há relatos de estudos do coração e dos vasos em animais desde o povo Egípcio, em 3000 AC.

É notória também a evolução da ciência que estuda o coração, a Cardiologia, nas últimas décadas. Em consequência, essa especialidade, vem sendo estratificada em muitas sub-especialidades, tal como cardiologia de emergência e cardiointensivismo, cardiopatias congênitas, cirurgia cardíaca, hemodinâmica, ecocardiografia, eletrofisiologia e cardiologia do esporte, entre outras.

Por outro lado, a vida contemporânea nem sempre favorece a promoção da saúde cardiovascular. O estresse diário, a alimentação rápida e inadequada, o excesso de peso, o sedentarismo, alterações do sono e o tabagismo, são condições muito frequentes que impactam negativamente na saúde do nosso coração.

Por isso, as doenças cardiovasculares são as causas mais frequentes de morte em todo o mundo, incluindo
situações como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doenças da aorta, doenças hipertensivas e arritmias, entre outras.

Essas doenças quando já estão instaladas, tornam mais difícil sua cura ou mesmo seu controle, muitas vezes necessitando de intervenções cirúrgicas complexas. Por isso, é de extrema importância que os cuidados preventivos sejam adotados precocemente, com
muita seriedade e disciplina.

O controle rigoroso da alimentação, do peso, da pressão arterial, do diabetes, do colesterol, evitar o tabagismo, evitar o estresse significativo e
praticar atividades físicas frequentes são as principais atitudes que precisamos adotar para minimizar a chance de termos um evento cardiovascular ameaçador à vida.

Não menos importante é a realização de uma avaliação cardiológica periódica, com uma extensa conversa com seu médico sobre sua saúde atual, os fatores de risco que possui, a realização de exames complementares, com ampla abordagem de medidas comportamentais e eventualmente o uso de medicações para minimizar os riscos de problemas futuros.

Dia 29 de setembro é dia de refletirmos sobre as medidas que devemos estimular no nosso dia-a-dia, bem como aquelas que devemos abandonar; para vivermos mais, para vivermos melhor.

Procure seu cardiologista, cuide do seu coração.

*Alex Omairi é médico cardiologista da Unimed Litoral.

Pular para o conteúdo