Unimed Litoral realizou o II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica

29/09/2020 | Notícias Unimed

Leitura por voz

A equipe de fisioterapia e o corpo clínico do Hospital da Unimed Litoral receberam, nos dias 26 e 27 de setembro, o II Curso de Atualização em Ventilação Mecânica (respirar com ajuda de aparelhos), visando aprimorar os processos e cuidados desse recurso fundamental utilizado pelos profissionais durante a pandemia da covid-19.

O curso, em formato online, foi apresentado pelo professor ngelo Roncalli, referência nacional no tema. A especialização foi organizada pela Unimed Litoral e contou com a participação de fisioterapeutas convidados das Unimeds de Chapecó, Joinville e Sorocaba.

“O curso de ventilação é uma grande oportunidade de aprender ou atualizar os manejos em ventilação mecânica, ainda mais em tempos de pandemia, quando recebemos pacientes graves e saber manejar bem a ventilação faz toda diferença. Ter a oportunidade de realizar um curso de atualização, ainda mais com alguém referência no assunto, é um grande privilégio. O professor ngelo, além de ser um excelente profissional, é bastante didático, o que facilita o aprendizado”, enfatizou a fisioterapeuta Nikole Colombi, que trabalha no Hospital Unimed, em Balneário Camboriú.

A fisioterapeuta da Unimed Chapecó, Fernanda Flores Desessards, uma das convidadas externas, agradeceu a oportunidade de se atualizar, proporcionada pela Unimed Litoral, destacou a qualidade do II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica e lembrou que o professor ngelo Roncalli tem sido uma referência no assunto, desde antes da pandemia e “mais ainda neste momento de evolução da fisioterapia hospitalar e quebra de paradigmas em nosso serviço.”

A médica Dra. Dayane Gusso, intensivista da UTI do Hospital Unimed Litoral, reconheceu a relevância do curso para o aprimoramento profissional, opinião compartilhada pelo Dr. Gunnar Leonardo Chandorá, da Coordenação Médica da Internação Clínica e do Departamento de Urgência e Emergência da Unimed Litoral, que destacou “o notável domínio que o ngelo tem sobre o assunto. Foram muitos exemplos práticos colocados de forma clara e didática. Sou muito grato à Unimed Litoral ter proporcionado mais esta oportunidade de aprimoramento das equipes.”

Pular para o conteúdo